Professora da Universidade integra GT de “Divulgação de Ciência e Tecnologia” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; grupo da região Sudeste contribuirá para ampliar ações de popularização da ciência

A professora Andréa Mollica do Amarante Paffaro, do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento (Instituto de Ciências Biomédicas – ICB) e diretora do Museu da Memória e Patrimônio (MMP), foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho “Divulgação de Ciência e Tecnologia” do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da região Sudeste. O objetivo do GT é contribuir na avaliação de editais e na proposição de ações para melhorar a Política de Popularização de Ciência e Tecnologia para os próximos anos.

Encontro Nacional de Popularização da Ciência – Edição 2022. (Foto: Arquivo Pessoal/Andréa Paffaro)

Segundo ela, essa oportunidade ocorreu a partir do projeto “Ensinando Ciências: Interação Museu, Universidade e Escola” contemplado em uma chamada do (MCTI) e receberá R$ 175 mil em recursos para desenvolvimento. “Eles fizeram essa reunião dentro do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, onde estava sendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e convidaram todas as pessoas que tiveram verbas aprovadas nos editais do Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais”, explica.

O Encontro Nacional de Popularização da Ciência – Edição 2022 reuniu pesquisadores que tiveram projetos aprovados nas linhas: Aquisição e adaptação de veículos para projetos de ciência móvel/ciência itinerante; Revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços científico-culturais existentes; Divulgação científica e educação museal em espaços científico-culturais, e Pesquisas sobre Divulgação de Ciência em Espaços Científico-Culturais.

Profa. Andréa Paffaro. (Foto: Arquivo/Dicom)

Durante o evento, realizado entre 28/11 a 4/12/2022, foram organizados Grupos de Trabalho por região, quando a docente passou a compor a equipe da região Sudeste. “A ideia é fazer encontros frequentes e ver o que está sendo utilizado para divulgação de ciência e tecnologia”, resume Profa. Andréa Paffaro.

Uma das propostas do grupo é tentar promover eventos conjuntos na região, ao menos um por estado. “Esses eventos maiores são para tentar abarcar mais pessoas”, diz, citando a semana de ciência UFMG Jovem. “Já conversamos sobre tentar unificar e levar alguma ação nossa para esse evento também.”

Pesquisadores reunidos em Brasília. (Foto: Arquivo Pessoal/Andréa Paffaro)

Conforme Profa. Andréa Paffaro, o GT fará ainda um mapeamento de ações de divulgação de ciência e tecnologia de cada estado para tentar ampliar e realizar outras ações conjuntas. “Os editais agora vão destinar pequenas quantidades de recursos e a ideia é que tenham novos editais com pequenas quantidades, para que outras pessoas possam concorrer, não só quem tem título de doutor”, diz.

A docente reforça a importância da abertura para outros divulgadores participarem, como professores do Ensino Fundamental e Médio, e conclui dizendo o quanto essas oportunidades serão importantes para fortalecer a divulgação e popularização da ciência por meio da realização de feiras científicas, jornadas, olimpíadas nas escolas, entre outras ações. “Isso vai fortalecer muito a divulgação da ciência e tecnologia”, comemora.

Acesse também: Complexo dos museus da UNIFAL-MG se transformará em núcleo de estímulo didático-científico no Sul de Minas; projeto de educação museal é contemplado em edital de apoio a museus do CNPq/MCTI