UNIFAL-MG institui Sistema de Museus, Arquivos Históricos e/ou Centros de Documentação; órgão integrará ações de divulgação e visitação dos espaços museais e acervos históricos institucionais

Para integrar os museus, acervos históricos e documentais da UNIFAL-MG, o Conselho Universitário (Consuni) instituiu o Sistema de Museus, Arquivos Históricos e/ou Centros de Documentação. O regimento interno do novo órgão foi aprovado durante a 332ª reunião ordinária do Consuni, realizada em 15 de dezembro de 2022, por meio da Resolução nº 128.

Conforme o documento, o Sistema de Museus da UNIFAL-MG integrará o Museu da Memória e Patrimônio (MMP), o Museu de História Natural (MHN), as unidades museológicas e arquivísticas da Instituição, bem como outras que venham a ser criadas. O órgão coordenará a implantação de políticas, planos, programas e ações voltadas para a custódia, recuperação, preservação, desenvolvimento, ensino, pesquisa e divulgação dos acervos institucionais.

A proposta de criação do Sistema de Museus nasceu durante o Fórum de Museus e Espaço Ciência da UNIFAL-MG, realizado em maio de 2021, junto à Semana Nacional de Museus da Universidade. De acordo com a diretora do MMP, a professora Andréa Mollica do Amarante Paffaro, o evento oportunizou o debate a respeito das necessidades dos museus e impulsionou a elaboração de um documento de demandas.

“Nós trouxemos ao fórum, professores, pesquisadores e museólogos de outros locais e fizemos um levantamento das necessidades dos espaço e, a partir de então, elaboramos um documento para a Reitoria, no qual detectamos os principais problemas comuns nos espaços museais como dificuldade de pessoal e contratação, por exemplo”, conta.

Thiago Pereira – técnico do Museu da Memória e Patrimônio, que presidiu o GT do Sistema de Museus; Profa. Andréa Paffaro – diretora do MMP, e João Francisco Rodrigues – diretor do Museu de História Natural. (Foto: Dicom) 

Segundo ela, naquele ano havia um movimento nacional a favor da criação de uma rede de museus para fortalecer os espaços museais e coleções, que foi a ideia defendida para implementar o Sistema de Museus. “O museu não é um espaço só para se trabalhar arte e cultura ou para depositar coisas velhas, como muitos acham”, argumenta. “Falar da nossa história é contribuir para a formação acadêmica também”, defende, afirmando que, para além de envolver extensão, o museu também promove ensino e pesquisa.

A fim de organizar a rede de museus da Instituição, a Reitoria criou um Grupo de Trabalho para mapear os espaços e ver quais eram os problemas mais emergenciais, o qual trabalhou durante o ano de 2022 na elaboração da minuta do regimento. O técnico em assuntos educacionais, Thiago Bueno Pereira, lotado no Museu da Memória e Patrimônio, presidiu o GT, e com a colaboração de docentes, como o professor Walter Francisco Figueiredo Lowande, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e o professor Vinícius Xavier da Silva, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), buscou conhecer como funcionava a rede de museus em outras universidades para adequar à realidade da UNIFAL-MG.

Prof. Mário Danieli, do Instituto de Ciências Humanas e Letras – responsável pelo Centro de Documentação, que passou a integrar o Sistema de Museus. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Eu procurei saber como funciona em instituições maiores, onde a rede de museus é mais consolidada, como na Unicamp, na UFRJ, na UFMG e na Rural do Rio de Janeiro”, narra. Após esse levantamento, Thiago Pereira estudou a normatização de diferentes realidades para elaborar a minuta de acordo com o contexto da UNIFAL-MG. Na Instituição, o nome “sistema” foi escolhido, a exemplo do próprio Sistema de Bibliotecas já existente na Universidade.

O GT também optou por integrar o setor de arquivos históricos e documentais ao Sistema de Museus, considerando a função social desses espaços em propagar a cultura e produzir conhecimento. “A ideia que temos de museu é de um lugar para ir visitarmos e ver as coisas de valor histórico, mas museu é muito mais que isso, é também um espaço de ensino, de pesquisa e de produção de conhecimento, características que se encaixavam no Centro de Documentação, por isso a integração”, explica Thiago Pereira.

Para o diretor do Museu de História Natural, João Francisco Vitório Rodrigues, o Sistema de Museus permitirá organizar melhor os espaços museais para que a sociedade tenha conhecimento e possa visitar as coleções. “Nós temos no prédio de atividades do curso de Medicina, um espaço museal de Anatomia, isso só sabe quem tem contato com a Anatomia e as pessoas não sabem porque não tem uma formalização daquele espaço como espaço museal, mas agora com o Sistema será possível ampliar a divulgação e a visibilidade para o público”, afirma.

A diretora do MMP acredita que a integração dos espaços no Sistema de Museus possibilitará ações em conjunto. “Uma ideia talvez seja fazer roteiros de visitação”, diz, comentando que há vários projetos de extensão vinculados ao museu, os quais trabalham com Educação Patrimonial e Educação e Espaços Museais.

Somente no 2º semestre de 2022, o Museu da Memória e Patrimônio registrou cerca de 4.000 visitas. (Foto: Arquivo/MMP)

O próximo passo agora será a nomeação dos membros do Conselho Gestor do Sistema de Museus, bem como da equipe de Coordenação Executiva pela Reitoria. As diretorias dos atuais espaços que compõem o Sistema de Museus, como o Museu da Memória e Patrimônio, o Museu de História Natural e o Centro de Documentação continuam com os respectivos diretores, Andréa Paffaro, João Francisco Rodrigues e Mário Danieli Neto (Instituto de Ciências Humanas e Letras).

Atualmente, mais de 60 acadêmicos estão envolvidos nas atividades dos espaços museais, entre eles participantes de projetos de extensão, estagiários de graduação do curso de História e bolsista de Ciência e Tecnologia. Somente no 2º semestre de 2022, o Museu da Memória e Patrimônio registrou cerca de 4.000 visitas.

As exposições são abertas para o público no último fim de semana de cada mês, aos sábados, das 18 às 21 horas; e no domingo, das 09 às 12 horas. Visitações para grupos (escolares ou não) podem ser agendadas pelo e-mail mmp@unifal-mg.edu.br, para qualquer uma das exposições/espaços. A entrada é gratuita para todos os espaços e dias. Mais informações aqui