Materiais técnicos desenvolvidos por estudantes de projeto de extensão auxiliam nutricionistas na operacionalização em Bancos de Alimentos e na rotulagem nutricional em unidades de alimentos embalados

Estudantes do curso de Nutrição da UNIFAL-MG, que participam do projeto de extensão REPASSA – Rede de Promoção da Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, elaboraram materiais técnicos para guiar as atividades dos nutricionistas que atuam em Bancos de Alimentos e em unidades produtoras de alimentos embalados.

Um dos materiais é o Guia Prático para a atuação de Nutricionistas em Bancos de Alimentos”, cuja finalidade é orientar e aprimorar o trabalho dos nutricionistas responsáveis técnicos nesses locais. O Banco de Alimentos é organizado para recepcionar, selecionar, separar e analisar a qualidade dos alimentos doados para serem entregues às entidades assistenciais, conforme explica o professor Luiz Felipe de Paiva Lourenção (Faculdade de Nutrição), coordenador do projeto REPASSA.

“Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas e/ou logísticas que ofertam o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e/ou públicos, que seriam desperdiçados e/ou adquiridos via Programa de Aquisição de Alimentos, e os destinam às instituições sociais que atendem um público em situação de alta vulnerabilidade social”, detalha.

Segundo ele, o guia irá auxiliar os profissionais da equipe que trabalha nos Bancos de Alimentos a operacionalizar as atividades. “O Guia Prático irá auxiliar de modo a gerar bons frutos e resultados por meio da gestão eficiente desse importante Equipamento Público, os Bancos de Alimentos”, afirma.

Exemplares do guia foram distribuídos pelo Ministério da Cidadania para toda a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) e também por meio das mídias sociais do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN9). Cerca de 250 participantes do curso “Formação para Nutricionistas e Gestores de Bancos de Alimentos de Minas Gerais”, promovido pelo projeto em 2022, também receberam o guia.

Outro material elaborado pelos estudantes do projeto é o e-book “Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados”. Este foi desenvolvido para ajudar as diversas unidades produtoras de alimentos embalados, como o próprio Banco de Alimentos, mas também cooperativas, agricultores ou empreendedores familiares rurais, empreendimentos econômicos solidários, microempreendedores, agroindústrias de pequeno porte ou artesanal, produtores artesanais de alimentos, assim como os demais interessados na elaboração da rotulagem nutricional.

Prof. Luiz Felipe Lourenção reforça que por respeitar as novas normas técnicas, como a RDC nº 429/2020 e a Instrução Normativa nº 75/2020, o e-book poderá auxiliar os profissionais na elaboração da Rotulagem Nutricional. “Esse material pode ajudar no âmbito profissional individual ou coletivo, a fim de facilitar seu entendimento de novas regras do Ministério da Saúde e ANVISA para com a rotulagem nutricional e nova rotulagem frontal”, diz.

Para validação, os materiais passaram por revisão externa. O “Guia Prático para a atuação de Nutricionistas em Bancos de Alimentos” foi revisado pelos técnicos do Ministério da Cidadania: Teresa Amélia Arruda Barroso, Istella Carolina Pereira Gusmão e Paula Albuquerque Mello Leal. O ebook “Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados” foi revisado externamente pela Profa. Dra. Flávia Beatriz Custódio, vinculada à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Elaboração dos materiais técnicos agregou valores para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos
Luiz Felipe de Paiva Lourenção e Bruno Martins Dala Paula, professores e coordenadores do projeto REPASSA. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Os materiais foram desenvolvidos pelos estudantes extensionistas, Maria Cecilia Cougo Mesquita, Ana Carolina Franzoni de Oliveira, Geovana Gabriele da Silva, Igor Prudencio Trujillo Granja e Vitória Cunha Paiva Carneiro, do projeto de extensão REPASSA: Rede de Promoção da Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, sob o acompanhamento, revisão e orientação dos professores coordenadores do projeto, Luiz Felipe de Paiva Lourenção e Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição (FANUT).

Para a acadêmica Geovana da Silva, após finalizar o guia e o e-book, o sentimento é de gratidão pela excelência do resultado. “Almejo que esse documento seja realmente aplicável na realidade dos Bancos de Alimentos do Brasil e que gere inúmeros frutos que fortaleçam a Segurança Alimentar e Nutricional”, argumenta. 

Para a acadêmica Geovana da Silva, após finalizar o guia e o e-book, o sentimento é de gratidão pela excelência do resultado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo ela, a oportunidade de participar da elaboração dos materiais foi importante para sua formação. “O fato de estar envolvida com a construção desses materiais certamente contribuiu para minha formação profissional com grandes aprendizados, tanto no âmbito teórico quanto no desenvolvimento da escrita científica. Agradeço aos professores e também a toda a equipe pela oportunidade ímpar”, conclui. 

“Considero o trabalho realizado com bastante êxito quanto à sua finalidade e que valha a pena sua leitura”, afirmou o estudante Igor Granja. 

Na visão do estudante Igor Granja, a experiência de trabalhar na elaboração dos materiais foi enriquecedora visto a relevância do tema frente às atualizações da ANVISA. “Com o objetivo de facilitar a leitura de manuais técnicos para os consumidores e produtores de alimentos embalados, considero o trabalho realizado com bastante êxito quanto à sua finalidade e que valha a pena sua leitura. Agradeço mais uma vez a equipe pelo trabalho e companheirismo”, expressa.

De acordo com a discente Vitória Carneiro, fazer parte do desenvolvimento dos materiais foi uma experiência desafiadora. “O guia é capaz de estimular e alavancar o sucesso desse Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, dessa maneira, é capaz de contribuir para a efetivação da SAN e do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA)”, diz. 

Para a acadêmica Vitória Carneiro, a elaboração exigiu muito trabalho em grupo e estudo, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada sobre a temática. (Foto:  Arquivo Pessoal)

Para ela, fazer parte desta construção foi muito enriquecedor. “Exigiu muito trabalho em grupo e estudo, possibilitando uma compreensão mais aprofundada sobre a temática e agregando valores na minha vida acadêmica, profissional e pessoal”, comenta. “Sua publicação deu forma ao objetivo do nosso trabalho e atendeu aos nossos anseios ao favorecer que o conhecimento produzido na Universidade chegue à comunidade externa e cumpra com o seu propósito de auxiliar e orientar o desenvolvimento do trabalho dentro dos Bancos de Alimentos”, acrescentou. 

Os materiais estão disponíveis neste link. Também podem ser acessados abaixo: 

:: Guia Prático para a atuação de Nutricionistas em Bancos de Alimentos
:: Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados