UNIFAL-MG completa 109 anos de fundação história e tradição acadêmica neste 3 de abril

Confira a agenda de eventos programados para a semana comemorativa

Neste 3 de abril a UNIFAL-MG completa 109 anos de fundação institucional. A trajetória iniciada em 1914, como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), é marcada por muita luta, mas também por muitas conquistas. Ao longo dos anos, a Instituição tem se dedicado a promover a inclusão daqueles que desejam ter acesso ao ensino superior público e gratuito de qualidade. E hoje podemos ver os resultados: a Universidade está cada vez mais diversa e representativa, acolhendo estudantes de todas as regiões do país e de todas as classes sociais.

Por meio de políticas afirmativas como o sistema de cotas, a Universidade tem aberto suas portas para estudantes que antes nunca teriam a chance de ingressar no ensino superior. A evolução institucional, bem como sua importância para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a sociedade, pode ser observada ao revistar o passado e analisar o percurso até aqui.

Em seus primeiros anos de funcionamento, a Instituição oferecia apenas dois cursos de graduação. Documentos históricos apontam que havia pouco mais de 50 formandos nos seis primeiros anos de fundação. Hoje, como universidade federal, são 38 cursos com 1.500 vagas anuais, além de 24 programas de pós-graduação sendo seis doutorados, 20 mestrados acadêmicos e três mestrados profissionais.

Atualmente, a comunidade universitária é formada por 7.136 estudantes de graduação e pós-graduação nos cursos oferecidos nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Para atender essa comunidade, o corpo docente conta com 600 professores e com um corpo técnico de mais de 300 profissionais, além de mais de 300 colaboradores terceirizados.

Para contribuir para permanência na Universidade, também são oferecidos programas de assistência estudantil. Os números atualizados mostram que 5.378 estudantes são beneficiados, sejam nas ações de promoção de saúde, no acolhimento psicológico, apoio e acompanhamento, ou nos auxílios para alimentação, permanência, atividade de campo, atividades pedagógicas, creche ou participação evento científico e esportivo, além do apoio para acesso à internet ou aquisição de computador.

Na visão do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a democratização do acesso ao ensino superior na UNIFAL-MG é um exemplo vivo de que é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, no entanto, ainda há desafios a serem enfrentados.

“Ao longo do tempo, idealizadores visionários, dirigentes e comunidade universitária fizeram desta Instituição, uma Instituição forte e comprometida com a excelência, a inovação e a inclusão. Para quem está aqui, essa realidade é motivo de muito orgulho e gratidão. Mas essa jornada ainda não acabou e sabemos que ainda há muito a ser feito. Ainda há muitos estudantes que não têm acesso à educação de qualidade e ainda há muitas barreiras a serem superadas para garantir que a Universidade seja um espaço verdadeiramente inclusivo”, pontua.

O atual dirigente acredita que a luta é uma bandeira que sempre foi levantada com muita força e determinação e por isso, deve ser levada adiante em busca de um futuro melhor para as novas gerações. “É nosso compromisso continuar lutando, perseverando e acreditando que é possível transformar a realidade do nosso país por meio da educação e fazer com que a nossa UNIFAL-MG valorize cada vez mais a diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades. Só assim podemos construir um futuro melhor para todas e todos.”

Programação dos eventos comemorativos

Para celebrar os 109 anos de fundação institucional, a Universidade promoverá Hasteamento das Bandeiras a partir das 9h, deste dia 3 de abril, com transmissão simultânea entre os campi.

Às 10h, acontece a Solenidade de Comemoração no auditório Dr. João Leão de Faria, na Sede, com a apresentação do Relato Integrado da UNIFAL-MG, documento que reúne as ações realizadas pela Instituição em todas as áreas de atuação no ano de 2022.

Na quarta-feira, 5 de abril, acontecerá a Inauguração do Laboratório de Criação NidusLab Maker, um ambiente de trabalho compartilhado, criado pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, o qual fomentará a criatividade e a cooperação entre os seus usuários. O espaço contará com equipamentos interativos e colaborativos, aplicando o conceito da multidisciplinaridade, por meio da disponibilização de máquinas e equipamentos para uso público, onde pessoas da comunidade acadêmica e externa podem idealizar e fazer projetos, com inúmeros materiais à disposição.