UNIFAL-MG comemora 109 de fundação da Instituição; solenidade de abertura reúne membros da comunidade acadêmica e apresenta resultados de Relato Integrado

Nesta segunda-feira (3/4), a UNIFAL-MG celebrou os 109 anos de fundação da Instituição, sendo conhecida, no início, como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa). Para comemorar a data, realizou-se uma agenda de eventos, que contemplou o hasteamento das bandeiras e a apresentação do Relato Integrado, relatório das ações da Universidade. A programação se encerra na quarta-feira (5/4), na inauguração do Laboratório de Criação NidusLab Maker.

(Foto: Arquivo/Dicom)

Participaram do hasteamento da bandeira o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a professora Magali Benjamin de Araújo, a servidora técnico-administrativa Ana Beatriz dos Anjos Cardoso e a discente de Enfermagem Ana Júlia Prudenciano dos Santos. João Pedro Boroni, pianista e regente do Madrigal, e Jaíne Reis Martins, colaboradora da UNIFAL-MG, apresentaram o hino nacional.

O evento contou com transmissão simultânea entre os campi, assim como a apresentação do Relato Integrado. Na oportunidade, compuseram a mesa o Reitor da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o Vice-Reitor da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Alessandro Antônio Costa Pereira, e a Decana do Conselho Universitário da UNIFAL-MG, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Larissa Araújo dos Santos, e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cézar Mendonça, divulgaram os resultados do Relato Integrado. A versão de 2022 do documento se divide em: Governança na Universidade, Resultados da Gestão, Conformidade e Eficiência da Gestão e Demonstrações Contábeis.

“O nosso trabalho é sistematizar os dados de todo o trabalho da comunidade neste documento tão importante para a Universidade”, explicou Larissa Araújo dos Santos. “O documento apresenta os números de ensino, pesquisa, extensão, projetos, sustentabilidade, obras, dados orçamentários, contábeis […]”, completou o pró-reitor Lucas Cézar Mendonça, que mencionou os trâmites para a elaboração do relatório.

“É uma grande satisfação estarmos reunidos para comemorar os 109 anos da Efoa, agora UNIFAL-MG, sabendo da importância que nós temos para a região e para o país. O relato é uma forma de refletir sobre o que foi feito e o que precisa avançar”, disse o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira.

Em discurso na solenidade, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, reforçou o papel da universidade como estrutura principal para o desenvolvimento do país, por meio da ciência, da tecnologia, do ensino, da pesquisa e da extensão. “Sem universidade pública, e sem universidade pública fortalecida, nós nos tornamos dependentes da produção científica internacional. Sem a universidade pública, a possibilidade da inclusão, do acesso às carreiras, ao trabalho e ao conhecimento fica restrito àqueles que têm já as condições e os privilégios econômicos. Sem a universidade, a extensão não é capaz de chegar verdadeiramente fazendo com que aquilo que nós pesquisamos nos nossos laboratórios, nas nossas clínicas, nas nossas bibliotecas, possa chegar e se transformar em vida para as pessoas”, salientou.

O evento contou com a presença do subcomandante da Polícia Militar de Alfenas, Major Ronie; da vereadora Kátia Goyatá; do pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; do pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça; e da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Cláudia Gomes.

A solenidade completa está disponível no Youtube da UNIFAL-MG