Projeto da UNIFAL-MG promove educação em serviço para equipe de enfermagem da Santa Casa; atualização teórico-prática foca na assistência interprofissional de urgência e emergência

Enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Internação, Pronto-Socorro e Terapia Intensiva Adulto da Santa Casa de Alfenas participam de um projeto de extensão da UNIFAL-MG, que visa à formação inicial e permanente de profissionais qualificados para atuarem como multiplicadores no atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), particularmente na Rede de Atenção às Urgências.

Prof. Rogério Lima da Escola de Enfermagem durante as aulas do curso Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia. (Foto: Arquivo/Projeto)

Uma das propostas do projeto “Ative: Aprendizagem Interprofissional em Emergências”, que envolve a Liga Interprofissional de Urgência e Emergência da Universidade, é estimular o interesse pela área de urgência e emergência, bem como identificar a necessidade das instituições parceiras quanto à capacitação de seus recursos humanos em relação ao atendimento básico e avançado às emergências.

Rogério Silva Lima, professor do curso de Enfermagem e coordenador do projeto, explica que a assistência da equipe de enfermagem no âmbito hospitalar tem sido cada vez mais complexa, o que exige frequente atualização profissional.

“Dado o avanço tecnológico e as mudanças do perfil da população assistida, que se apresenta com múltiplas morbidades associadas e demanda cuidados altamente especializados, tem sido exigido do enfermeiro e da equipe de enfermagem constante atualização acerca das evidências científicas, para que seja possível oferecer a assistência qualificada e garantir a segurança do paciente”, narra.

Entre os treinamentos já propostos como estratégia de atualização profissional, o projeto promoveu em 2020, no início da pandemia da covid-19, um treinamento sobre a coleta de swab combinado (orofaríngeo e nasofaríngeo), exame fundamental para o diagnóstico de casos suspeitos do novo coronavírus. Relembre aqui.

As aulas teóricas ocorrem por meio de videoaulas gravadas no Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Medicina (FAMED) e as aulas práticas ocorrem em aulas demonstrativas e simulações com os colaboradores nos setores da Santa Casa. (Foto: Arquivo/Projeto)

Em setembro de 2022 foi iniciado o curso “Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia”, o qual se estenderá até o mês de fevereiro de 2023. “A temática foi selecionada pelos coordenadores da Santa Casa em parceria com a equipe propositora do projeto”, conta Prof. Rogério Lima, acrescentando que a capacitação segue as diretrizes internacionais na assistência a pacientes em situação de parada cardiorrespiratória.

Esse é o terceiro módulo do curso para atualização quanto aos procedimentos privativos do enfermeiro, e conforme o coordenador, envolve também os técnicos e auxiliares de enfermagem, uma vez que o atendimento à parada cardiorrespiratória compreende uma assistência que requer integração da equipe.

“O tópico Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia é um tema de extrema relevância, uma vez que o prognóstico da vítima é intimamente relacionado às manobras de reanimação cardiopulmonar realizadas pela equipe que testemunha o evento, no caso do ambiente hospitalar”, detalha.

Colaboradores da Santa Casa participam de simulações de assistência a pacientes em situação de parada cardiorrespiratória. (Foto: Arquivo/Projeto)

Segundo ele, o curso é destinado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, no entanto, a elaboração do material educativo articulou docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos de Enfermagem e de Medicina. “A parte teórica transcorre por meio de videoaulas sintéticas, gravadas no Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Medicina (FAMED), disponibilizadas na plataforma Moodle, e a parte prática ocorre por meio de aula demonstrativa e simulações com os colaboradores nos setores da Santa Casa”, diz.

Além do professor Rogério Lima, a equipe responsável pela capacitação é formada também pela enfermeira técnica da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Roberta Garcia, pela docente da Escola de Enfermagem, Profa. Silvana Leite, pelo docente da Faculdade de Medicina, Prof. Anderson Ribeiro, pelos acadêmicos da Liga Interprofissional de Urgência e Emergência, e pelos coordenadores da equipe de enfermagem da Santa Casa de Alfenas.

O planejamento e a execução contaram com a colaboração dos enfermeiros da Santa Casa: Andréa dos Santos Coelho, Francine Andrade Carvalho, Márcia Dutra e Renan Marques Rodrigues.