Identidade sul-mineira é mapeada em pesquisa realizada pela Universidade; resultados do diagnóstico cultural, político e socioeconômico regional serão apresentados à comunidade na segunda-feira (6)

Em março de 2020, a UNIFAL-MG iniciava o trabalho de pesquisa do projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”. Mesmo enfrentando os percalços da pandemia da covid-19, o estudo foi realizado e na próxima segunda-feira (06), a coordenação irá apresentar os resultados para a comunidade. O evento ocorrerá no auditório Leão de Faria, na Sede da Universidade, em Alfenas, a partir das 19h. A divulgação dos resultados também poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube, neste link.

Segundo Prof. Marcelo Conceição, as informações coletadas são relevantes para conhecer características da região e contribuir para tomada de decisão de gestores públicos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcelo Rodrigues Conceição, professor do curso de Ciências Sociais e coordenador do projeto, conta que a equipe envolvida seguiu o roteiro estabelecido. No período de aproximadamente três anos de trabalho, foram realizadas oficinas de metodologias de pesquisa; levantamento de dados secundários; realização de uma pesquisa quantitativa com moradores da região (Survey) e análises, para chegar à compilação de dados e divulgação dos resultados.

O projeto inédito de investigação recebeu recursos de uma emenda parlamentar na ordem de R$ 300 mil, com o apoio do deputado federal Odair Cunha, para custeio de bolsas de coordenação, iniciação científica e de mestrado, e contratação da empresa de coleta, a CP2 – Consultoria, Pesquisa e Planejamento, por meio de seleção pública realizada pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep).

Integram a equipe, 12 docentes dos cursos de Ciências Sociais, Geografia e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, que também atuam nos programas de pós-graduação em Administração Pública, Economia, Educação, Gestão Pública e Sociedade, e Geografia. Além dos professores, o projeto conta com dois colaboradores externos, 10 estudantes de graduação e quatro de pós-graduação.

“Foram aplicadas mais de 1.300 entrevistas com moradores, em 20 municípios do sul de Minas. Foram levantadas informações sobre perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde”, explica.

Municípios participantes. (Imagem: Arquivo/Projeto)

Um dos dados relevantes apontados pela pesquisa sugere forte relação dos moradores com a região. “Quase 45% moram aqui desde que nasceram e mais de 28% residem aqui há mais de 20 anos. Família, oportunidades de trabalho e terem nascido na região são os principais motivos de permanência”, revela o coordenador.

“Quase 45% moram aqui desde que nasceram e mais de 28% residem aqui há mais de 20 anos. Família, oportunidades de trabalho e terem nascido na região são os principais motivos de permanência”, revela o coordenador do projeto, conforme indica a pesquisa, a respeito da forte relação dos moradores com a região.

De acordo com o professor Marcelo Conceição, os dados da pesquisa contribuem para caracterizar o comportamento multidimensional da população do Sul de Minas, bem como de sua percepção e o impacto das políticas públicas na região. “Há a expectativa de gerar informações relevantes aos gestores públicos dos municípios da região e do governo do estado de Minas Gerais”, diz.

As informações também serão importantes para a sociedade civil organizada e as relações da Universidade com os atores políticos locais. “Este projeto traz a possibilidade de gerar desdobramentos estratégicos que contribuirão para a consolidação da UNIFAL-MG como um importante ator regional, com capacidade de propor políticas públicas e intervenções nas áreas culturais, sociais, econômicas e ambientais, apoiadas em conhecimentos acadêmico-científicos produzidos por seus docentes e discentes”, salienta.

Os resultados do estudo serão apresentados na próxima segunda-feira (6), às 19h, no auditório Leão de Faria, na Sede da Universidade. Além de o evento ser aberto para participação da comunidade acadêmica e população em geral, contará também com a presença de autoridades políticas.

A transmissão ao vivo ocorrerá pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.