Moradores de 20 municípios do Sul de Minas participarão de diagnóstico cultural, social, político e econômico nos próximos 30 dias; pesquisa de campo integra projeto da UNIFAL-MG que investiga a identidade regional

Inicia-se neste sábado (14/05), a pesquisa de campo do projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais” da UNIFAL-MG, que levantará as características sociais, econômicas e culturais da população do Sul de Minas. Nesta etapa, mais de 1.300 entrevistas serão realizadas junto a moradores de 20 municípios da região.

“Serão levantadas informações sobre: perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde”, detalha o coordenador do projeto, o professor Marcelo Rodrigues Conceição, do curso de Ciências Sociais.

Segundo o professor, a coleta das informações será realizada pelo instituto de pesquisas CP2 Consultoria, Pesquisa e Planejamento, contratado por meio de seleção pública realizada pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep). A previsão é que o levantamento nos domicílios dos moradores dure cerca de 30 dias.

O projeto institucional conta com recursos de emendas parlamentares na ordem de R$ 300 mil para custeio de bolsas de coordenação, iniciação científica e de mestrado, e contratação da empresa de coleta. A investigação auxiliará gestores municipais a entenderem os principais desafios no desenvolvimento de políticas públicas nos 162 municípios que compõem a região.  

“O objetivo é realizar um diagnóstico da identidade sul-mineira com base em suas características culturais, sociais, econômicas e políticas, buscando analisar a influência das regiões metropolitanas mais próximas — São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro — na constituição dessas características”, explica o coordenador.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Marcelo Conceição, a pesquisa vai gerar informações relevantes aos gestores públicos dos municípios da região e do governo de Minas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Desde 2021, a equipe de trabalho tem participado de formação intensiva em metodologias e levantamento de dados secundários. “Espera-se contribuir para a caracterização do comportamento multidimensional da população do Sul de Minas Gerais, bem como de sua percepção e o impacto das políticas públicas na região”, afirma o coordenador.

Além dos benefícios imediatos, o professor Marcelo Conceição argumenta que o projeto tem potencial para gerar desdobramentos estratégicos que contribuirão para a consolidação da UNIFAL-MG como um importante ator regional com capacidade de propor políticas públicas, apoiadas em conhecimentos acadêmico-científicos produzidos por seus docentes e discentes.

“Também há a expectativa de gerar informações relevantes aos gestores públicos dos municípios da região e do governo do estado de Minas Gerais, bem como para o conjunto de atores vinculados à sociedade civil organizada” , reforça, acrescentando que o projeto também ampliará a exposição pública da Universidade, possibilitando maior proximidade com gestores políticos locais. 

Os municípios onde serão realizadas as entrevistas são:

  1. Alfenas
  2. Arceburgo
  3. Capitólio
  4. Carmo do Rio Claro
  5. Conceição da Aparecida
  6. Cristais
  7. Cristina
  8. Cruzília
  9. Ilicínea
  10. Ipuiúna
  11. Jacuí
  12. Paraisópolis
  13. Piranguinho
  14. Poços de Caldas
  15. Pouso Alegre
  16. Pratápolis
  17. Santa Rita de Caldas
  18. Santo Antônio do Amparo
  19. Três Corações
  20. Varginha
(Imagem: Arquivo/Projeto)

De acordo com o professor Marcelo Conceição, os municípios de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha foram definidos intencionalmente, por ter campi da UNIFAL-MG. Segundo ele, o município de Pouso Alegre foi selecionado nessa etapa por ser o principal da região intermediária e os demais municípios foram sorteados, considerando a necessidade de garantir a representação de todas as regiões imediatas do Sul de Minas, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essas regiões imediatas e a quantidade de municípios em torno delas são as seguintes: Pouso Alegre (34); Poços de Caldas (8); Itajubá (14); São Lourenço (16); Caxambu-Baependi (8); Varginha (5); Passos (15); Alfenas (13); Lavras (14); Guaxupé (9); Três Corações (6); Três Pontas-Boa Esperança (5); São Sebastião do Paraíso (5); Campo Belo (5); Piumhi (5). Portanto, as regiões relativas ao Sul de Minas são compostas, nesta classificação, por 162 municípios.

Além do professor Marcelo Conceição, a comissão de coordenação do projeto é formada também pelos professores: Antonio Carlos Andrade Ribeiro (UFOP); Everton Rodrigues da Silva (ICSA); Flamarion Dutra Alves (ICN); Luís Antonio Groopo (ICHL); Michel Deliberali Marson (ICSA). Os cursos envolvidos na construção e desenvolvimento do projeto são: Bacharelado em Ciências Sociais; Programa de Pós-Graduação em Economia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

Mais informações sobre o projeto: https://www.unifal-mg.edu.br/aidentidadesulmineira/

Leia também: Pesquisa inovadora da UNIFAL-MG propõe investigar a identidade da região sul de Minas; diagnóstico inédito traçará o perfil socioeconômico, cultural e político, e auxiliará gestores no desenvolvimento regional