UNIFAL-MG realiza evento de assinatura do relatório de “Políticas Públicas para e pelas Mulheres” no campus Varginha; ação é fruto de parceria entre Universidade e Conselho Municipal de Direitos da Mulher do município

Na última terça-feira (30/08), aconteceu na UNIFAL-MG, campus Varginha, a assinatura do relatório de “Políticas Públicas para e pelas Mulheres” em defesa das mulheres do município, ação resultante de parceria entre a Universidade e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Varginha (CMDM).  O documento contempla os seguintes pontos: o diagnóstico elaborado pelas mulheres participantes, construindo o cenário atual de políticas públicas para mulheres no município; a missão, visão e valores da proposta de política pública formulada pelas mulheres, a partir do diagnóstico inicial; e treze projetos para atender à mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Varginha. Além disso, o relatório traz propostas tanto para a área urbana quanto para a área rural do município.

A composição da mesa contou com o Pró-Reitor de Extensão da UNIFAL-MG e representante da reitoria, Prof. José Francisco Lopes Xarão; a coordenadora adjunta do evento, Profa. Janaína de Mendonça Fernandes; o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; a diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Letícia Lima Milani Rodrigues; o Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Varginha, Sr. José Manoel Magalhães Ferreira; e a vice-presidente do CMDM, Sra. Taiane Baroni Souza. Na apresentação do evento esteve a Profa. Lidia Noronha Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG.

Na oportunidade, a Profa. Janaína Fernandes destacou a importância da participação das mulheres na elaboração da política pública. “Nós acreditamos na importância no protagonismo de mulheres na elaboração de propostas de ações cidadãs, já que, por vezes, o olhar feminino é negligenciado e nossas vozes não encontram respaldo ou acolhimento por poderes públicos, cujos cargos principais seguem majoritariamente ocupados por homens”, destacou.

“Desejamos que a existência da constituição coletiva incentive as mulheres de Varginha a intensificarem sua participação cidadã no município. Após a entrega de hoje, caberá ao executivo e ao legislativo do município darem continuidade ao que foi realizado pelo conselho e pelas 33 mulheres que tiveram, no decorrer da consolidação desta política, igualdade de voz, opinião e construíram juntas os resultados aqui apresentados de forma transparente e dialógica”, completou a docente.

Em seu discurso, a vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Varginha, Sra. Taiane  Souza, aproveitou para agradecer as coordenadoras do evento. “É com muita alegria e prazer que nós estamos aqui hoje nesta entrega do documento. Agradeço a todos que compõem a mesa e, principalmente, à professora Janaína e à professora Fernanda que estiveram à frente e nos impulsionando para a escrita deste documento”, disse.

A diretora do ICSA, Profa. Letícia Rodrigues, salientou a importância do documento para políticas públicas mais eficazes às mulheres. “O nosso desejo é que, a partir deste relatório, nós possamos enquanto universidade junto com o poder público desenvolver as políticas públicas que sejam eficientes para atender as mulheres em situação de vulnerabilidade. Que o relatório cujo será entregue à Prefeitura e à Câmara Municipal de Varginha possa, então, orientar e direcionar os governantes do nosso município a propor ações efetivas de políticas públicas para nós, mulheres”, enfatizou a professora.

O diretor do campus Varginha, Prof. Paulo de Souza, realçou a importância de documentos como esse e comentou que a estrutura do campus Varginha à disposição para futuros eventos. “Ouvir as pessoas, as entidades e as representações, elas trazem e conseguem dar mais legitimidade ao documento que será entregue. A Universidade Federal de Alfenas se coloca à disposição para a continuidade dos trabalhos, para a disponibilização do espaço, das pessoas, da participação e da implementação da política pública”, ressaltou.

Confira o relatório de políticas públicas para e pelas mulheres.

Fotos: Arquivo/Dicom

*Eduardo Filipe Morais de Aquino é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG