De acordo com o cronograma estabelecido pela Comissão 1763/2021, os cinco inscritos no processo de elaboração da lista tríplice para nomeação da reitoria do próximo quadriênio apresentaram os planos de gestão em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), na quinta-feira (9). A reunião foi conduzida pela professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e presidente da Comissão 1763/2021, e pelo professor José José Roberto Porto de Andrade Junior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e membro da comissão nomeada para a organização do processo. A reunião está disponível no Youtube.
A votação para elaboração da lista tríplice está agendada para o dia 14/12. Os três candidatos mais votados integram a lista de acordo com a quantidade de votos. Somente os conselheiros titulares em efetivo exercício, ou o seu suplente, estão aptos a votarem. Segundo o Edital 1/2021/Comissão Portaria UNIFAL-MG 1763/2021, o resultado final será divulgado entre os dias 17 e 21/12.
O processo de elaboração da lista tríplice para nomeação da reitoria da UNIFAL-MG é normatizado pela Resolução 22/2021, do Consuni. Em entrevista publicada no Jornal UNIFAL-MG, em 30/09, o professor Eduardo Tonon, do Instituto de Química (IQ) e presidente da Comissão elaboradora da Resolução 21/2021 que trata da consulta à comunidade para o cargo de reitor, ressaltou que a Lista Tríplice é de responsabilidade do Consuni. “Na Lei, em seu Art. 16, o inciso I deixa claro que é prerrogativa do Consuni, que é o órgão máximo da UNIFAL, a tarefa de organizar a lista tríplice para ser enviada ao Presidente da República para escolha e nomeação”, destacou na entrevista.
Na mesma data, o professor Paulo César de Oliveira, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e presidente da comissão que elaborou a Resolução 22/2021, ressaltou a não vinculação dos dois processos. “A elaboração da lista tríplice não possui nenhum vínculo com a consulta prévia à comunidade. Tanto é verdade que um (a) docente que não participou da consulta à comunidade pode se apresentar como candidato no Consuni e compor a lista tríplice, se esta for a vontade do Conselho Universitário”, relatou.
No processo de consulta à comunidade, o candidato mais votado foi o professor Sandro Amadeu Cerveira, atual reitor da UNIFAL-MG, seguido da professora Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigagão, do Instituto de Ciências Biomédicas, e do professor Alexandre Giusti Paiva, do mesmo instituto. Já no processo de elaboração da lista tríplice estão inscritos os professores Alessandro Antonio Costa Pereira, Alexandre Giusti Paiva, Romeu Adriano da Silva e Sandro Amadeu Cerveira, e a professora Rosângela Rodrigues Borges.
Conforme a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996, a nomeação do reitor ou reitora da UNIFAL-MG é decidida pelo Presidente da República e não há obrigatoriedade de escolha do primeiro da lista.
Os procedimentos, datas e outras informações sobre o processo de elaboração da lista tríplice estão disponíveis no Edital 1/2021/Comissão Portaria UNIFAL-MG 1763/2021. O resultado final será divulgado na página: Lista Tríplice.
Outras notícias sobre os processos para escolha de reitor ou reitora da UNIFAL-MG: