:: Boletim Epidemiológico N° 66 – 21/03/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O panorama estadual aponta que Minas Gerais apresenta tendência de queda em novos casos e novos óbitos e crescimento em novas internações. Se observada a taxa de incidência diária semanal, o estado encerrou a última semana epidemiológica (13/03 a 19/03) com crescimento em duas das 14 regiões, destacando-se a Vale do Aço com valor três vezes maior do que o estadual. A menor taxa de incidência foi a da região Norte (6,4) e a maior da Vale do Aço (70,7), que vinha apresentando sucessivas diminuições desde a 4ª semana epidemiológica. O indicador para o estado caiu de 23,4 para 20,8.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias — mm7d — em 21/03) = Casos: predomina a queda; exceto nas regiões Centro e Vale do Aço com crescimento, e Nordeste, com estabilidade. Média móvel de 4.417 (anterior = 4.497). Internações: crescimento no estado, mm7d de 212 (anterior = 107). Da 14 regiões, sete com crescimento (Centro Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Sudeste e Vale do Aço), duas com estabilidade (Centro e Oeste) e cinco com queda (Jequitinhonha, Leste Sul, Sul, Triângulo Norte e Triângulo Sul). Chama atenção a tendência de internações em alta, em metade das regiões. Esse resultado deve ser um alerta sobre possível gravidade de casos em segmentos minoritários, principalmente não vacinados e idosos que tomaram o reforço vacinal há mais de quatro meses. Óbitos: Minas Gerais se manteve em queda com mm7d em 30 (anterior = 52). Apenas a região Vale do Aço apresentou crescimento; Nordeste, Oeste e Sul apresentaram estabilidade e as demais, queda.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias — mm7d — em 21/03) = Casos: a região Sul iniciou a semana com queda, todas as regionais apresentaram essa tendência. A mm7d ficou em 521 (anterior = 706). Internações: tendência de queda na região, com mm7d de 16 (anterior = 16). Todas as regionais com queda. Óbitos: o Sul de Minas apresentou estabilidade, com mm7d de 7 (anterior = 11). As regionais de Alfenas e Passos, pela segunda semana seguida, apresentaram crescimento e as de Pouso Alegre e Varginha diminuição.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias — mm7d — em 21/03) = Casos: Alfenas com crescimento (há mais de duas semanas); os demais com queda, com exceção de Pouso Alegre que parece continuar negligenciando a atualização diária dos dados e, portanto, não possibilitando calcular a média móvel de 7 dias. Internações: Três Corações com estabilidade e os demais com queda. Óbitos: Alfenas, Três Corações e São Sebastião do Paraíso com crescimento; e os demais queda. Destaque negativo: Alfenas com tendência de crescimento de novos casos óbitos por duas semanas consecutivas. Destaque positivo: Itajubá com queda por quatro semanas em novos casos, internações e óbitos.

Acesse na íntegra