Docente e discentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras participaram da 13ª Reunião da ANPED-Sudeste

A UNIFAL-MG foi representada pela Profa. Vanessa Girotto e discentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) na 13ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED-Sudeste), realizada em Campinas, de 15 a 18/07. O evento é reconhecido como um dos mais importantes da área de Educação do Brasil e discutiu neste ano o tema “Em defesa da Educação Pública, Laica e Gratuita: políticas e resistências”.

A Profa. Vanessa e as alunas Thais Bento e Renata de Fátima Gonçalves apresentaram trabalhos que são frutos de pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Educação da UNIFAL-MG e de discussões do Grupo de Estudos em Aprendizagem Dialógica (GEAD), que tem abordado os estudos de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira pela Lei 12. 612/12. No evento, foi realizada uma homenagem ao autor e destacada sua importância em âmbito internacional.

Docente e discentes se dividiram para participar de três Grupos de Trabalho (GT) que envolveram os temas investigados e estudados pelo GEAD. No GT – Alfabetização, leitura e escrita, local em que os trabalhos da docente e de suas alunas  foram apresentados, as discussões giraram em torno das políticas de alfabetização e da importância de se ampliar as discussões sobre alfabetização nos cursos de Pedagogia nas Universidades. Segundo a Profa. Vanessa, foi possível verificar a importância dada ao tema da formação de professores no GT como base para um ensino crítico e dialógico, bem como o reconhecimento das contribuições de Paulo Freire para as pesquisas que o abordam.

Já no GT – Formação de professores, mediado pela pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Emília de Freitas Lima,  discutiu-se questões sobre a sobrevivência e descobertas relacionadas ao processo de formação docente. A contribuição da participação do GEAD neste GT, não somente nas trajetórias acadêmicas dos alunos, mas também para o próprio desenvolvimento da temática no grupo de estudos no que se refere à concepção da formação docente como um processo envolvido por vários âmbitos. No GT foi problematizada a necessidade de se reconhecer que a formação docente não é fragmentada em ciclos de formação acadêmica e de desenvolvimento profissional, e sim ao longo da vida, de forma contínua, compreendendo a formação acadêmica, cultural, política e humana das discussões.

Por fim, no GT – Educação de Jovens e Adultos foi falado a respeito da importância dos cursos de formação de professores (licenciaturas) tratarem das especificidades da EJA, preocupando-se com dois aspectos: a falta de estudos que buscam maior conhecimento sobre o público atendido pela EJA e sobre o desenvolvimento de práticas que dialogam com o contexto social e cultural no qual os alunos desta modalidade estão inseridos; e a desistência e consequente falta de profissionais e professores com formação para atuação na modalidade.