Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta Censo do IBGE de 2022

No dia 27/10, o jornal da EPTV 1 realizou uma reportagem sobre o levantamento de novas informações apresentadas em pesquisa do IBGE. Em entrevista, a professora Larissa Gonçalves de Souza, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, analisou os impactos econômicos e sociais de acordo com a faixa etária, o envelhecimento e o índice razão de sexo da população nas cidades do sul de Minas.

De acordo com a docente, os números apresentados apontam um envelhecimento da população. “13,4% da população do sul de Minas é composta por idosos, e isso pode ser explicado pela redução do número de filhos por mulher, que leva ao aumento do peso relativo dos idosos na população”, afirmou. “Temos que pensar na capacidade de inserção desses idosos no mercado de trabalho, assim como no fornecimento de um envelhecimento ativo, saudável com acessibilidade, saúde e cuidados de longa duração”, completou.

Segundo a professora, o indicador razão de sexo já sofre influência tanto das taxas de mortalidade quanto das taxas de imigração, que são diferenciadas por idade e sexo. “Municípios podem apresentar maior demanda de mão de obra masculina, ou ainda as mulheres estão deixando esses municípios em direção às cidades maiores em busca de maior escolaridade e oportunidades de emprego. Essas são algumas das razões que podem explicar o resultado observado”, finalizou.

Para conferir a reportagem completa, acesse: https://globoplay.globo.com/v/12065639/ | https://globoplay.globo.com/v/12065530/ | https://globoplay.globo.com/v/12065572/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG