:: Boletim Epidemiológico N° 76 – 30/05/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A mortalidade por covid-19 volta a crescer. É o que mostra a edição do boletim desta semana. Desde 25 de maio, Minas Gerais registra diariamente tendência de crescimento de novos óbitos por covid-19. Na região Sul, há uma semana, a média móvel de mortes já é maior que a média diária de um óbito em dezembro de 2021. Esse valor dobrou desde o dia 25 e hoje é aproximadamente três vezes maior. Esses números poderão piorar, considerando a incidência crescente, o descuido na comunicação e registro de dados, e a praticamente estagnação da cobertura vacinal. “É urgente aumentar a vacinação e uso de máscaras, diminuindo a circulação do vírus para a proteção especialmente dos mais vulneráveis: crianças menores de 5 anos, pessoas com doença crônica e problemas imunológicos e as mais idosas”, assinalam os pesquisadores que analisam os indicadores.

Panorama = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 30/05) com tendência de crescimento da incidência e novos óbitos. Na última semana epidemiológica (22 a 28/05/2022), a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) aumentou em 11 das 14 regiões. O menor valor foi o da região Nordeste (-0,6) e o maior o da Triângulo Sul (64,7). Para o estado aumentou de 8,7 para 12,9.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 30/05) = Novos casos: crescimento diário há quatro semanas. Crescimento nas regiões: Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Noroeste, Oeste, Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço; estabilidade nas regiões Leste, Norte Sudeste e Triângulo Sul; e queda apenas na Nordeste. O valor da mm7d ficou em 3.272 (anterior = 1.828). Novas internações: a SES-MG continua não registrando as que tem ocorrido. Novos óbitos: crescimento, a mm7d ficou em 11 (anterior = 5). Crescimento nas regiões Sul, Triângulo Norte e Vale do Aço e aumento na Leste Sul, Noroeste, Oeste e Triângulo Sul. Estabilidade na Centro, Centro Sul e Sudeste; as demais com queda.

Situação epidêmica da covid-19 no Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 30/05) = Novos casos: crescimento em todas as regionais de saúde. Houve crescimento por 32 dias consecutivos na região. A mm7d foi de 1.025 (anterior = 575). Novas internações: sem registro pela SES-MG. Novos óbitos: apenas a regional de Passos com queda, a de Pouso Alegre crescimento e aumento nas de Alfenas e Varginha. A mm7d foi de 2,7 (anterior = 0,3).

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 30/05) = Novos casos: apenas Varginha com estabilidade. Todos os outros municípios com tendência de crescimento ou aumento. Novas internações: sem registro pela SES-MG. Novos óbitos: Passos apresentou queda. Lavras, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas não registraram novos óbitos junto à SES-MG. Aumento da mm7d em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Itajubá.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última semana epidemiológica, Poços de Caldas apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 50,9 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 0,0), seguida de Alfenas com 25,2 (anterior = 20,9) e Varginha com 18,0 (anterior = 26,7). Houve crescimento do indicador em Poços de Caldas e Alfenas.

Acesse na íntegra