Epidemiologista da UNIFAL-MG alerta população sobre nova onda de covid-19

Com a tendência de crescimento em novos casos da covid-19, o alto ritmo de contágio em pessoas vacinadas facilitou a circulação de variantes do Sars-Cov-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina, segundo notícia da Rádio Difusora. No dia 10/06, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, explicou sobre o tema no programa de rádio.

De acordo com o docente, o número da média móvel de novos casos, em Minas Gerais, chega em torno de 5.200 por dia, atualmente. No sul do estado, este valor é de 1.900 novos casos. “Isso indica que, como esperado, o vírus, quando encontra oportunidade de por longo tempo viver um quadro de contágio mantido permanentemente e de modo crescente, se aprimora”, explicou.

O epidemiologista completou que a variante ômicron, juntamente das subvariantes, produz menor proporção de casos mais graves. “Mas, o que está explicando ainda nós não termos tantos casos graves e óbitos como antigamente nós tínhamos, é, sem dúvida nenhuma, o efeito protetor das vacinas”, salientou. Na oportunidade, o pesquisador frisou a tendência das vacinas protegerem cada vez menos e haver um aumento na demanda hospitalar.

Confira a notícia completa abaixo:

Disponível no link: https://anchor.fm/difusorahd/episodes/Epidemiologista-comenta-sobre-nova-onda-de-Covid-19-e1jpcd7

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG