Epidemiologista da UNIFAL-MG explica efeito prejudicial do relaxamento no uso de máscaras

Para conter o avanço da covid-19, a prefeitura de Poços de Caldas retomou a exigência de máscaras em ambientes fechados e transportes coletivos. Para explicar a medida, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, marcou presença em reportagem da TV Plan, no dia 14/06.

O epidemiologista afirmou que a liberação precoce das máscaras gerou a sensação de melhoria em relação à situação atual por parte da população. “Houve, como já era previsto, o efeito prejudicial do precoce relaxamento no uso das máscaras, antes do período de grandes feriados, que nós tivemos, em março, abril e maio”, explicou. “Isso contribuiu para aumentar a vulnerabilidade das pessoas”, salientou.

De acordo com o especialista, há um mês, o sul do estado registra aumento diário no número de casos da covid-19 e a situação é explicada pelo aumento de subvariantes da ômicron. “A circulação de subvariantes da ômicron como, por exemplo, a BA.2, que são mais contagiosas, faz com que a gente possa explicar esse grande aumento de casos que estamos novamente observando”, pontuou.

Confira a reportagem completa pelo link, aos 48min08seg.do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VHp_EEL4hVM

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG