Em entrevista ao jornal O Alfenense, professor da UNIFAL-MG salienta importância da proteção vacinal para evitar o ressurgimento de epidemias

 

Em reportagem sobre diminuição no número de crianças vacinadas e ressurgimento de doenças, a equipe do jornal O Alfenense entrevistou o epidemiologista Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, que esclareceu informações sobre o assunto. A matéria foi publicada no dia 27/09.

Conforme reportado, doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, estão voltando por conta da falta de adesão de pais e responsáveis por crianças em fase de imunização. Em entrevista, o Prof. Sinézio Júnior salientou a importância do conceito em Saúde Pública denominado “doenças imunipreveníveis”. A expressão identifica doenças que podem ser evitadas com a aplicação de vacina, tornando essas enfermidades inaceitáveis países civilizados, segundo o docente.

Na oportunidade, o professor lembrou que praticamente todas as doenças prevenidas por vacinas são transmissíveis e, portanto, podem provocar epidemias. Dessa forma, a proteção vacinal não é somente para o indivíduo, mas para a coletividade e um dever moral de quem vive em sociedade, destacou o epidemiologista.

Confira a reportagem completa, pelo link: https://www.oalfenense.com.br/noticia/18584/numero-de-criancas-vacinadas-vem-diminuindo-e-doencas-comecam-a-ressurgir

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG