Professor da UNIFAL-MG esclarece informações sobre reajuste do salário mínimo; reportagem repercute em canal de mídia regional

De acordo com reportagem publicada pelo Jornal Cidade, a partir de 1º de janeiro de 2023, o salário mínimo mensal terá um novo valor base. Para explicar esse processo de reajuste, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou da reportagem, no dia 27/12.

Para o economista, o reajuste do salário depende do parâmetro de olhar estabelecido pela população. “Se a gente for olhar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como um todo, pegar ele dos últimos doze meses, está abaixo desse reajuste. O reajuste previsto está próximo de 8.8, 8.9, enquanto este índice está de 5.9. Então, isso sim tem até um ganho real”, explicou o docente.

“No entanto, se a gente for olhar item por item – por exemplo, os aspectos referentes à alimentação – do IPCA, esse aumento que aconteceu nos últimos doze meses está na ordem de 11.8, quer dizer, superior a esse aumento. E a gente tende a pensar que essas pessoas que recebem o salário mínimo gastam muito mais, proporcionalmente, esse rendimento com alimentos. Então, nesse sentido, ele ainda é insuficiente”, afirmou o economista.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=QdKbWoAiSD8

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG