Epidemiologista da UNIFAL-MG explica influência de chuvas intensas e calor na proliferação do mosquito da dengue na região

No dia 23 de março, o Jornal da EPTV 2ª edição exibiu uma matéria de alerta sobre o crescimento dos casos de dengue na região Sul de Minas Gerais. De acordo com a reportagem, o número de notificações da doença já passa de dez mil  e seu maior foco é a cidade de Passos. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde e organizados pelo Portal G1 Sul de Minas. O professor Sinézio Inácio da Silva Junior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, participou da pauta e explicou questões relacionadas ao episódio.

Segundo o epidemiologista, um dos motivos para o crescimento do número de casos da doença relaciona-se ao clima. “É nos meses de abril e maio que acontece o maior volume de casos”, explica. “Houve uma grande quantidade de chuvas, que, agora, começam a diminuir. Isso é ideal para a proliferação do mosquito, que não gosta de chuva sem parar. Esse momento é crítico”, acrescenta. 

Conforme o professor, nesse período, é importante que as medidas de proteção sejam reiteradas e que os sintomas da doença sejam monitorados. “Os sintomas clássicos da dengue são febre intensa, dores no corpo e nas articulações. Mas eles se confundem com outras doenças. Por isso, a avaliação médica é fundamental. É a partir do exame de sangue que se vai, laboratorialmente, saber qual é a doença”, informa.

Confira a notícia completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11468861/?s=0s

*Luana B. da Silva B. Ramos é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG