:: Boletim Epidemiológico nº 24 – 31/05/2021 – Situação epidêmica de Covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A edição n° 24 aponta para o grande impacto da mortalidade na região Sul, indicado pela média de mortes por 100.000 habitantes, por dia, durante o mês de maio, que foi 4 vezes maior do que a de dezembro de 2020. Por outro lado, o boletim indica uma redução de óbitos entre os idosos em 2021, especialmente de abril para maio, indicando o efeito protetor da vacinação nas faixas etárias a partir dos 60 anos. Porém, nota-se que essa redução ocorreu comparando o mês de maio com abril, em que a taxa de mortalidade estava em nível muito alto.

Nova estabilização de média diária de casos: Após a Onda Roxa, o relaxamento das medidas, especialmente a partir do Dia das Mães, provocou novo impulso de novos casos com crescimento e nova estabilização numa média diária de mais 7000 registros na semana, em Minas Gerais, passando de 7580 para 7611.

Tendência de crescimento de incidência:  Há uma semana, 9 regiões do estado registravam tendência de crescimento da incidência; em 31 de maio, esse número caiu para 7. Seis regiões apresentaram tendência de crescimento de novas internações, seis estabilidade e duas redução (há uma semana, eram 4). Em mortalidade, a região do Jequitinhonha continua com crescimento, além da Centro-Sul, Norte e Triângulo Sul; seis regiões apresentaram diminuição (há uma semana eram três) e quatro estabilidade.

Situação epidêmica no sul de Minas Gerais: A situação epidêmica no sul de Minas Gerais é uma das piores do estado. Em 31 de maio o Sul de Minas registrou, por duas semanas seguidas, tendência de crescimento de novos casos. Em internações e óbitos, a região continuou com estabilidade. A média diária de internações e mortes na semana foram, respectivamente, de 91 e 30, e a média de novos casos por dia na semana registrou 1669, sendo que, em 29 de maio, foi batido novo recorde, com o valor de 1726. Acesse na íntegra