Estudo da UNIFAL-MG mostra como alta nos preços atingiu famílias alfenenses

A UNIFAL-MG realizou pesquisa no município de Alfenas e obteve dados que demonstram insegurança alimentar por parte da população. Para explicar os dados do estudo, o professor Estevan Leopoldo de Freitas Coca, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou do Jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição, no dia 8/11.

De acordo com o docente, o estudo realizado em um residencial de Alfenas demonstrou que, durante a pandemia, 100% das famílias substituíram o consumo de carne por ovos ou alimentos ultraprocessados, 96% têm a preocupação de que a comida acabe, 91% vivem com menos de um salário mínimo, 68% já passaram por pelo menos um dia com apenas uma refeição e 82% não consumiram frutas ou verduras por conta da diminuição do poder de compra.

Na oportunidade, o Prof. Estevan Coca comentou que a Universidade desenvolveu o programa de extensão “Semeando a Terra” voltado à agricultores e consumidores urbanos. “Esses agricultores têm uma produção agroecológica, eles vendiam seus produtos na própria universidade, em uma feira que funcionava semanalmente. E agora, eles têm se articulado para ofertar esses produtos por meio de aplicativos de celular, para que as pessoas possam consumi-los a preços baseados na economia solidária”, esclareceu o docente.

Os pedidos desses produtos são feitos pelo Instagram @cestasquilombocampogrande.

Confira a matéria abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/10020306/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG