Discente de biomedicina da UNIFAL-MG fala sobre vacinação contra a covid-19 em crianças e volta às aulas

Com o avanço da variante ômicron e o aumento de casos da covid-19, a volta às aulas presenciais gerou discussões entre órgãos de educação, pais e comunidade em geral. No dia 02/02, a universitária Thayla Eugênia da Silva Tomé, do curso de Biomedicina da UNIFAL-MG, foi citada em editorial do jornal Mantiqueira e comentou sobre o tema. A acadêmica é participante do projeto InfoCovid, desenvolvido pela Universidade.

Conforme explicou a discente, as secretarias da educação e governos estaduais decretaram o retorno híbrido das aulas presenciais baseado em indicadores epidemiológicos como a diminuição da letalidade acumulada, o índice de internação por caso e o avanço do calendário de vacinação. “Também existe a esperança de que até o programado reinício das aulas os novos casos comecem a diminuir”, afirmou Thayla Eugênia.

De acordo com a equipe de pesquisadores da UNIFAL-MG, mesmo diante da vacinação das duas doses em 85% da população de 15 anos ou mais, é necessário que a imunização atinja 90% das pessoas para evitar a vulnerabilidade à doença. “A vacinação de todas as pessoas e principalmente das crianças é e sempre foi fundamental para o controle da pandemia”, acrescentou a discente.

Acesse o link e confira o editorial completo: https://www.jornalmantiqueira.com.br/2022/02/01/mantiqueira-02-02-2022/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG