Em entrevista, professor da UNIFAL-MG tira dúvidas sobre aumento no valor do combustível

Após a Petrobrás ter anunciado, no dia 17/06, ajuste no preço dos combustíveis, o valor médio do litro de gasolina sofreu alta de 5,18%, conforme noticiado pelo jornal Bom Dia Cidade. No dia 22/06, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao jornal e respondeu dúvidas dos telespectadores sobre o tema.

Segundo o economista, o preço dos derivados do petróleo é calculado como se todo o petróleo do país fosse importado. Este sistema de controle de preços, adotado pela Petrobrás desde 2016, é denominado ‘paridade internacional’ e explica o aumento no preço dos combustíveis. “Então, esse movimento de elevação do preço do Petróleo, que tem ocorrido lá fora, tem sido determinante para a elevação dos preços internamente”, frisou.

De acordo com o docente, a Petrobrás consegue manter a produção de mais de 100% do petróleo utilizado internamente, mas não consegue manter o refino do combustível. “Ainda assim, isso [o refino] é feito em uma margem muito pequena. Apenas 9% ou 10%, por exemplo, da gasolina depende de importação refinada. E esse montante chega de 25% a 30%, no caso do diesel”, explicou.

Confira a entrevista completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10690011/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG