:: Boletim Epidemiológico N° 94 – 03/10/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

O mais próximo do fim. Observando os números mais recentes de óbitos por covid-19, é possível verificar enorme avanço. A semana iniciada nesta última segunda-feira, dia 03 de outubro, apresentou uma média móvel de óbitos de 1,4 para Minas Gerais e 0,3 para a região Sul de Minas. São os melhores números já registrados desde o início da pandemia. Isso, comparando com os máximos registrados, em abril de 2021, que chegaram a apresentar valores de 47 para o sul mineiro e 337 para Minas Gerais e considerando a média diária de óbitos no total da pandemia, que ficou em 10 mortes por dia no Sul de Minas e 70 no estado. Também em relação ao mês de dezembro de 2021 que, exceto os dias atuais, foi o melhor período da pandemia, progredimos significativamente. No último mês do ano passado, o Sul de Minas registrava uma média de 1 morte por covid-19 por dia e o estado 15. Houve, portanto, uma redução de 10 vezes no estado e de 3 vezes na região sul mineira. Nunca avançamos tanto no controle da pandemia, mas não podemos descuidar do fundamental de qualquer emergência sanitária de doença contagiosa: quantos novos casos surgem diariamente. No momento, parece haver uma certeza: na história da saúde pública, não se tem notícia de uma doença epidêmica a ser considerada endêmica a partir de um nível tão alto de novos casos. A covid-19 veio para ficar. Caberá a nós o desafio de controlá-la com vacinação, vigilância epidemiológica e viral, evitando manifestações epidêmicas da doença e, principalmente, que a circulação do vírus facilite o surgimento de nova variante mais transmissível e causadora de manifestações clínicas graves.

Novos óbitos em Minas Gerais (situação em 03/10/2022) = tendência de estabilidade no estado, a mm7d ficou em 1,4 (anterior, em 26/09/2022 = 1,0). O triângulo mineiro (regiões Triângulo Norte e Triângulo Sul) apresentou crescimento e as regiões Norte e Sul apresentaram aumento (média móvel do dia positiva e de 14 dias antes igual a zero). As regiões Centro, Centro Sul, Oeste e Sudeste apresentaram queda e sem registro de óbito no período as regiões Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste e Vale do Aço.

Novos óbitos no Sul de Minas  (situação em 03/10/2022): mm7d de 0,3 (anterior, em 26/09/2022 = 0,0), com tendência de aumento (média móvel do dia positiva e de 14 dias antes igual a zero) devido ao aumento na regional de Alfenas. Nas regionais de Passos, Pouso Alegre e Varginha não houve registro de óbito no período.

Acesse na íntegra