Em canais de mídia regional, epidemiologista da UNIFAL-MG comenta crescimento de subvariante da covid-19 em Minas Gerais

Conforme reportagem publicada pelo jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição, o sul de Minas voltou a registrar mortes por covid-19 após quatro semanas. Para comentar a situação e esclarecer informações sobre medidas a serem tomadas, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou de reportagens nos canais de mídia regional EPTV Sul de Minas 2ª edição, Matéria 1 e Bom Dia Cidade, exibidos, respectivamente, nos dias 11, 14 e 15/11.

O pesquisador explicou que a nova subvariante BQ.1, derivada da variante ômicron, já traz preocupação ao mundo todo, ao Brasil e ao estado de Minas Gerais. “[…] partir de algumas mutações, ela se tornara mais resistente às defesas imunológicas criadas pelas vacinas atuais e por infecções prévias por subvariantes da ômicron anteriores. Quer dizer, isso faz parte da pressão evolucionária do vírus, ou seja, quanto mais dificuldades este organismo encontra para se multiplicar e se espalhar, mais as suas mutações podem surgir no sentido de driblar essas dificuldades”, esclareceu Sinézio Júnior.

Na oportunidade, o docente explicou que isso acontece porque a população ainda vive uma situação de pandemia.”[…] é fundamental que as pessoas tomem a quarta dose. Isso porque essas novas variantes fogem das vacinas no sentido de nos protegerem menos contra o surgimento de novos casos, mas ainda protegem muito contra casos graves e óbitos. E vamos esperar que o país acelere a implantação e aplicação da vacina bivalente, que é uma vacina de última geração e nós vamos precisar dela sim, em tempo mais breve possível”, pontuou.

Confira as reportagens completas pelos links dispostos abaixo.

EPTV 2 (11/11): 

Matéria 1 (14/11): 

Bom Dia Cidade (15/11): 

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG