Professor da UNIFAL-MG participa de entrevista sobre crimes antidemocráticos praticados em Brasília

No dia 9/1, o professor José Roberto Porto, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou do Jornal da EPTV 1ª Edição, em entrevista sobre os crimes praticados no último domingo, 8/1, quando terroristas atentaram contra o Estado Democrático de Direito, em Brasília, atacando as sedes das três esferas do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na oportunidade, o professor comentou os diferentes tipos de crimes cometidos na data, a necessidade de identificação dos envolvidos (presentes e financiadores), e o significado das ações antidemocráticas que entraram para a história do Brasil.

“De fato, um domingo lamentável para a democracia brasileira, para a sociedade brasileira, e é necessário identificar e responsabilizar as pessoas que participaram dos atos, não apenas aquelas que estiveram diretamente presentes, também essas, mas sobretudo financiadores, pessoas que participaram da organização e da logística dos atos, e também autoridades públicas que por ação ou omissão contribuíram para essas cenas tristes da história brasileira recente”, disse o docente. “É preciso que a sociedade brasileira entenda que democracia é um regime de tolerância. É preciso conviver com a diferença, com a divergência. Num regime de tolerância, tolera-se de tudo, salvo a intolerância”, completou.

Em tese, os terroristas podem responder por dano ao patrimônio público da união, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado. Somando, essas penas podem chegar entre 1 e 12 anos de prisão.

Acesse a entrevista completa no link: https://globoplay.globo.com/v/11264621/