Acadêmicos da UNIFAL-MG participam do Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina 2023

Estudantes do curso de Medicina da UNIFAL-MG participaram do Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina 2023 (CMED), realizado em Belo Horizonte, de 18 a 20/08. Representando a Universidade, os acadêmicos apresentaram nove trabalhos em conjunto com a professora Evelise Aline Soares, Flávia da Ré Guerra e Plinio Augusto Moreira Fonseca. Os temas abordados apresentam alta relevância no contexto científico, variando desde as “As primeiras representações da pele negra em livros de anatomia” até aos “Efeitos do álcool no desenvolvimento da hipertrofia ventricular esquerda”.

Segundo a Profa. Evelise, a participação dos estudantes demonstra o interesse pela área científica, importante no contexto histórico vigente. “A elaboração de muitos dos trabalhos científicos tiveram início no primeiro ano do curso. Além do conhecimento adquirido sobre os temas abordados no congresso, a oportunidade de se envolver em pesquisas acadêmicas e apresentá-los no evento constitui um grande estímulo para os estudantes”, destacou.

Confira abaixo o título dos trabalhos apresentados:

1. Primeiros registros da representatividade da pele preta em ilustrações anatômicas.
  2. Nuvem de palavras sobre o que é esperado do médico em uma consulta a partir da visão de estudantes de medicina.
  3. Os efeitos do alcoolismo e os mecanismos fisiopatológicos do desenvolvimento da hipertrofia ventricular esquerda.
  4. Manifestações clínicas da deficiência de biotinidase nas primeiras semanas de vida.
  5. Consequências materno-fetais da toxoplasmose em pacientes com HIV.
  6. A relevância do estudo anatômico na elaboração da classificação das fissuras raras por Paul Tessier.
  7. A importância da cronologia cirúrgica e orientação pós operatória para o sucesso no tratamento das fissuras labiopalatinas.
  8. Cisticercose ocular: a relação prejudicial entre o parasita Cysticercus celulose e o acometimento dos olhos.
  9. O Transplante de Medula Óssea como medida de tratamento para a anemia falciforme.

Tais trabalhos foram apresentados pelos seguintes estudantes do curso de Medicina: Alexânia da Silveira, Allyne Sant’Anna de Azevedo Silva, Anna Carolina Salomon Dolabela da Silveira, Camila Rafaely Schmidt Machado, Gyovanna Gabriela Coelho Souza e Marcos Felipe Teodoro Braga. O CMED foi o primeiro congresso que os estudantes do 3º período de Medicina participaram e apresentaram trabalhos científicos.

De acordo com a professora, no último dia de evento, foram disponibilizados minicursos práticos e teóricos dos mais variados e atuais assuntos médicos, como cursos de sutura, interpretações de exames, cuidados paliativos, dissecação de corações porcinos, saúde do idoso, atendimento médico inclusivo, manejo de queimaduras e osteossíntese. Dentre os minicursos ofertados, destacaram-se para os estudantes da UNIFAL-MG os temas “Intubação orotraqueal: explorando a fisiologia e a manutenção da via aérea”, “Introdução ao Eletrocardiograma”, e “Traumatismo Cranio.

“O 1º Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina foi uma ótima oportunidade para os graduandos experimentarem na prática a rotina de atividades acadêmicas e médicas para além da formação universitária. Nele, os estudantes puderam ter o primeiro contato com outros futuros médicos, sendo válido tanto para troca de experiências de universidades distintas, quanto para realização de networking. Ademais, houve também a possibilidade de aquisição de conhecimento de diversas áreas da grade acadêmica e também de temas não tratados nas salas de aula, como o empreendedorismo e a gestão financeira, além da revisão de outros temas  vistos durante a formação”, afirmou a Profª. Evelise. Ela também ressalta que o contato com médicos já formados e atuantes no mercado de trabalho, que compartilharam experiências na prática real médica, “possibilitou aos estudantes uma visão de como será quando eles também se formarem, abrindo novos horizontes e perspectivas”.

Sobre o evento

O CMED 2023 contou com palestras e minicursos realizados por ligas acadêmicas e por profissionais, além das apresentações dos trabalhos enviados pelos congressistas.

Estudantes de Medicina da UNIFAL-MG com o cardiologista Dr. Guilherme Neif (Foto: arquivo pessoal)

Conforme relato dos participantes, a abertura do evento contou com a presença ilustre do mestre da semiologia, Profº Celmo Porto, com a palestra “Humanização na Prática Médica: a relação médico-paciente nos dias modernos”, promovendo um debate sobre a humanização da medicina, da empatia para com o paciente, que,segundo ele, sempre deve estar em primeiro lugar. Outro grande nome foi o cardiologista Dr. Guilherme Neif com o tema da palestra “Infarto Agudo do Miocárdio: do diagnóstico ao tratamento”. Com uma didática incrível, Dr. Guilherme desmistificou o temido Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) nos plantões do recém formado.

Na palestra “Saúde Mental na Jornada Médica”, com a Dra. Liza Leocadio, foi enfatizado como nos tempos atuais a síndrome de Burnout acomete vários profissionais da área da saúde, especialmente médicos, por conta da sobrecarga da pandemia e da sobrecarga horária a qual são impostos. A Profª Franciele Bianchi, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCCMG), falou sobre “A dermatologia estética nos tempos atuais” incluindo os desafios da profissão em relação à mercantilização dos procedimentos estéticos, além de fomentar a questão de que todos os procedimentos realizados no contexto atual ainda não são regulamentados pelo ato médico. Por fim, o Dr. Paulo Muzy, referência na cirurgia ortopédica e no estilo de vida saudável, contextualizou sobre “Medicina do esporte: Desempenho, saúde e bem-estar no atleta moderno”.