Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta atividades realizadas na Universidade no Mês da Consciência Negra; notícia repercute em mídia local

No dia 10/11, o jornal da EPTV 1 publicou uma reportagem sobre o número apresentado de vítimas resgatadas em trabalho análogo à escravidão no Brasil e no sul de Minas. Na oportunidade, a professora Janaína de Mendonça Fernandes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, comentou ações educativas promovidas pela Universidade.

Segundo a docente, a Universidade está promovendo várias atividades no mês de novembro, que é o mês da Consciência Negra, com a temática dos 35 anos da Constituição. “Justamente para discutir essa questão da cidadania da população preta e parda, a gente tem uma constituição cidadã, e essa parcela não tem acesso ao que está consolidado em nossa carta magna”, afirmou.

“Para termos a consciência disso e pensarmos em políticas públicas para dar acesso a essas pessoas, nós fizemos uma série de atividades que englobam desde uma exposição sobre a questão dos quilombos do Campo Grande, que é uma região aqui do sul de Minas, essa exposição mostra o mapeamento de 24 quilombos e como eles viviam. Temos também uma exposição sobre o acervo, nossa biblioteca preta, Carolina Maria de Jesus, que está disponível aqui na biblioteca de Varginha com parte desse acervo exposto, e também na biblioteca sede em Alfenas. E temos a exposição de mulheres negras – poder e ancestralidade no hall do campus Varginha”, completou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12103631/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.