UNIFAL-MG, EPAMIG e Prefeitura de Andradas pretendem tratar o resíduo de uvas por meio de projetos de pesquisa e extensão

Com o objetivo de buscar parcerias para atividades de extensão e pesquisa, a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Resende e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, juntamente com os professores Masaharu Ikegaki e Pedro Rosalen, estiveram em reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Andradas e do Núcleo Tecnológico da EPAMIG Uva e Vinho, na última sexta-feira (11/10). A intenção é estabelecer um convênio para trabalhar o resíduo de uvas da região do Sul de Minas a fim de agregar valor e melhorar a renda dos produtos.

“A EPAMIG já é parceira do campus Poços de Caldas e agora fecharemos uma parceria geral com a UNIFAL-MG. Já com a Prefeitura de Andradas temos uma parceria e convênio, a pedido deles. Ambas as instituições querem estreitar os laços com a Universidade. Nossos alunos realizarão trabalho de campo tanto na EPAMIG em Caldas, quanto em Andradas”, informou o Prof. Carlan.

A iniciativa do novo convênio partiu da ideia de projeto de pesquisa associado à extensão para estudar os resíduos deixados pelas uvas: “tais resíduos não podem ser jogados no rio, por exemplo. Muitas dessas substâncias eliminam o oxigênio da água, matando os peixes. É importante encontrarmos alternativas para utilização desses resíduos para não afetarem o meio ambiente. Esse é o objetivo comum da UNIFAL-MG, EPAMIG e Prefeitura de Andradas”, conta o diretor da DRI.

O projeto buscará estudar, identificar e analisar o resíduo da uva após a preparação para produção do vinho, visto que a fruta, mesmo após a fermentação, ainda possui recursos (esgaço, borra, casca e sementes) que podem ser reutilizados como matéria prima para outros produtos.

Ainda segundo o Prof. Carlan, além da aplicação de novas pesquisas, o novo projeto ajudará no desenvolvimento econômico, cultural e científico, por meio de estudos relacionados com  o vinho, um dos principais produtos da região mesmo sendo pouco conhecido. “Vários desses vinhos e espumantes que estarão presentes no projeto foram premiados internacionalmente. A participação de nossos alunos será de fundamental importância, principalmente, pela troca de experiência”, afirmou.