Em matérias da EPTV, docente da UNIFAL-MG dá dicas para economizar energia elétrica durante o trabalho em home office

Uma das consequências da seca e baixa nos reservatórios de água é a diminuição da produção de energia elétrica e aumento na conta de luz. Em reportagens do Jornal da EPTV 1ª Edição e 2ª de quarta-feira, 2/6, o economista Fernando Batista Pereira, docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), falou sobre os impactos nas contas do consumidor, principalmente de quem está trabalhando em regime de home office.

Segundo a matéria da primeira edição do jornal, com base em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 7,6 milhões de pessoas estão em trabalho remoto. De acordo com o professor da UNIFAL-MG, quem está trabalhando em casa tende a usar mais equipamentos eletrônicos e, com isso, consome mais energia. Uma das sugestões do entrevistado, além de aproveitar ao máximo a iluminação e a ventilação natural, é verificar o consumo médio do equipamento e comprar aquele que consome menos. “Em geral, a gente só pensa no preço do produto final do produto”, explicou.

Perguntado se é possível economizar diante do cenário de aumento do gasto com energia elétrica, o economista ressaltou: “Sim.  Basta ter um pouco de consciência”.

Na segunda edição, o professor da UNIFAL-MG deu dicas para repensar o consumo, como desligar os equipamentos quando não utilizados e tentar subsídios com as empresas. “Afinal, isso, antes, era um gasto da empresa, e agora está sob responsabilidade do empregado que está em home office”, finalizou.

Confira:

EPTV – 1ª Edição

A reportagem está disponível em https://globoplay.globo.com/v/9567793/

EPTV – 2ª Edição

A reportagem está disponível em https://globoplay.globo.com/v/9569207/