Em reportagem da TV Plan, docente da UNIFAL-MG esclarece informações sobre projeto de reforma do Observatório Astronômico em Poços de Caldas

A construção do observatório astronômico de Poços de Caldas foi motivada pela passagem do cometa Halley pelo Brasil em 1986, conforme indicou reportagem da TV Plan sobre a reativação do espaço. Para esclarecer o projeto do observatório, no dia 14/3, a equipe da TV Plan convidou o professor Cassius Anderson Miquele de Melo, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, para participar de reportagem.

Segundo o professor Cassius de Melo, a reativação do espaço obteve apoio das secretarias de Educação e Turismo da cidade e o projeto aguarda decisão do poder executivo para ter andamento. Na lei orçamentária de 2022 para o município consta o valor de 300 mil reais destinados ao projeto do observatório, conforme indicou a matéria da TV Plan.

“Existe a previsão orçamentária e toda a atuação das secretarias apontando que o projeto é de interesse turístico e educacional para a cidade. Agora o que a gente precisa é que a reforma comece e aí a gente vai poder fazer o convênio com a prefeitura para a gestão do espaço”, explicou o professor. Na oportunidade, o docente esclareceu que o projeto visa cobrar entrada de turistas e gerar gratuidade na entrada de estudantes da rede pública, caso ocorra a reforma.

Confira a reportagem completa:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=IPcowabwujI

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG