Nota de Repúdio: atentado contra os Direitos Humanos em estabelecimento comercial de Alfenas-MG

O Departamento de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio de seus núcleos de Diversidade Sexual e de Gênero (Diverges), de Acessibilidade e Inclusão (NAI), de Atenção à Mulher (NAM) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), manifesta seu total repúdio ao ato cometido contra uma mulher negra, acusada de furto em supermercado, na cidade de Alfenas-MG.

Compreendemos que nessa situação e em qualquer circunstância, deve-se garantir a dignidade humana e o respeito à integridade de qualquer pessoa, inclusive o direito constitucional à ampla defesa. Num país marcado pelo racismo estrutural, cenas como esta, em que se produz constrangimento, humilhação e violência física, simbólica e patrimonial, devem ser denunciadas sob a perspectiva dos direitos humanos e da luta antirracista e antissexista.

É inadmissível que fatos como este continuem a ser normalizados e banalizados, ampliando e fortalecendo os discursos de ódio, racismo e intolerância que circulam no país.

Manifestamos nossa solidariedade à vítima e a seus familiares, colocando-nos à disposição, por meio de nossos núcleos, para pensarmos coletivamente a elaboração de estratégias de combate, campanhas e projetos de extensão junto à comunidade, reafirmando o nosso compromisso com a luta antirracista, antissexista e em defesa dos direitos humanos.

Colocamo-nos, inclusive, disponíveis para parcerias com empresas e estabelecimentos comerciais da cidade na formulação e execução de ações conjuntas voltadas à formação cidadã e consciente, na defesa dos direitos humanos e para o enfrentamento coletivo de todas as formas de preconceito, em Alfenas.

 

Marta Gouveia de Oliveira Rovai
Coordenadora do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão

Sandro Amadeu Cerveira
Reitor

SEI_UNIFAL-MG – 0813792 – Nota-de-Repudio