UNIFAL-MG publica nova edição de Manual de Normalização para trabalhos acadêmicos; entenda o que mudou e quais as contribuições do material atualizado

A UNIFAL-MG publicou edição do Manual de Normalização 2022, destinado aos trabalhos técnico-científicos da Universidade. O documento está disponível na nova página do Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG) e contribui para os discentes no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, bem como auxilia os orientadores e professores na tarefa de estabelecer o padrão de apresentação dos trabalhos. O novo manual foi elaborado pela equipe de bibliotecários da UNIFAL-MG, com base nas normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

“O manual traz uniformidade às publicações científicas e auxilia na compreensão e leitura da pesquisa, além de gerar legitimidade e indicar um padrão de qualidade das pesquisas da Instituição, favorecendo, assim, o intercâmbio nacional e internacional dessas informações” destacou Patrícia Conceição da Silva, diretora do SIBI/UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a equipe, a necessidade de renovação do conteúdo motivou a elaboração do novo manual, devido à atualização das normas da ABNT, que aborda a forma de apresentação de trabalhos acadêmicos. A diretora do SIBI/UNIFAL-MG, Patrícia Conceição da Silva, explicou que a desatualização do antigo manual, publicado em 2006, gerava questionamentos aos estudantes.

Para isso, a equipe elaborou um manual mais didático, dinâmico e adequado às novas demandas da comunidade acadêmica, como a possibilidade de apresentação do trabalho acadêmico em formato de artigo. Essa abordagem já era praticada pela Universidade, mas não constava no antigo manual, conforme relatou Patrícia da Silva. 

Antes do desenvolvimento do novo manual, a instituição já oferecia, de forma paliativa, orientações e instruções atualizadas com as normas da ABNT. Foram disponibilizados templates, arquivos que servem como modelo, para auxiliar na apresentação e formatação dos trabalhos, a fim de não causar prejuízo aos discentes pela desatualização do manual anterior. A partir da publicação do novo manual, todos os trabalhos a serem entregues nas bibliotecas deverão ser elaborados conforme a atualização.

 

Quais são as principais mudanças? 

Além do formato convencional, os cursos, orientadores e programas podem optar pela apresentação em formato de artigos. Com isso, o Manual de Normalização 2022 traz adaptações das normas da ABNT para atender às formas de apresentação que já vêm sendo praticadas na Universidade.

O conteúdo do documento conta com nova estrutura, inclusão de informações e conceitos para melhor compreensão dos tipos de trabalhos acadêmicos, regras gerais de apresentação de trabalhos e de projeto de pesquisa, além de exemplos das formas de se fazer citação e referências bibliográficas.

Manual de Normalização 2022, publicado pela UNIFAL-MG em 21 de fevereiro de 2022. (Foto: Arquivo da Biblioteca)

“O novo manual segue as diretivas determinadas pela ABNT. Há algumas diferenças, por exemplo, quando, para alguns elementos, as normas oferecem opções, como as formas de destaque tipográfico. O manual regulamenta qual dessas opções deve ser utilizada”, explica a servidora Patrícia Conceição da Silva. Por meio dessa facilitação, o discente passa a ter acesso a todo conteúdo necessário para normalização do trabalho em apenas um local, sem necessidade de acessar todas as normas de documentação e informação.

Outra novidade disponibilizada pelo SIBI/UNIFAL-MG é o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações e teses. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) e visa agilizar o processo de elaboração de ficha catalográfica para os trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.

Por meio dele, o próprio discente pode gerar a ficha, uma vez que o sistema é intuitivo, sendo necessário apenas preencher os campos com os dados do trabalho, seguir as orientações e a ficha é gerada no formato pdf para download. Vale ressaltar que a ficha catalográfica para outros tipos de materiais bibliográficos editados na UNIFAL-MG, como livros, e-books, anais de eventos, entre outros, deverá ser solicitada por meio do preenchimento e envio do formulário disponível no site da biblioteca.

A contribuição da normalização bibliográfica para o meio acadêmico
“O material facilita a orientação do discente na construção dos projetos de pesquisa, relatórios e publicações que necessitam estar de acordo com as normas da ABNT”, salientou Flávia Della Lucia, docente no curso de Nutrição da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora Flávia Della Lucia, da Faculdade de Nutrição, responsável por ministrar as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II, relatou à Dicom que encaminhou o material aos discentes logo após ser comunicada a respeito da publicação, a fim de atualizá-los quanto às informações. “Este manual é fundamental para orientação dos discentes na elaboração e estruturação dos trabalhos acadêmicos. É um material de consulta importante na padronização dos trabalhos produzidos na UNIFAL-MG”, comentou.

A diretora do SIBI/UNIFAL-MG, Patrícia Conceição da Silva, destacou a contribuição do material na abordagem das normas de forma mais didática e no acesso do conteúdo por meio de um local específico. “O manual traz uniformidade às publicações científicas e auxilia na compreensão e leitura da pesquisa, além de gerar legitimidade e indicar um padrão de qualidade das pesquisas da Instituição, favorecendo, assim, o intercâmbio nacional e internacional dessas informações”, explicou.

A servidora técnico-administrativa destacou a contribuição da normalização bibliográfica para a organização, o acesso, a recuperação e a troca de informações. “Baseado nas experiências diárias, nas dúvidas e dificuldades apresentadas nas orientações realizadas pelos bibliotecários, foi possível trabalhar melhor a informação, abordando de forma prática de acordo com nossa realidade, conseguindo, assim, atender necessidades específicas da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG”, pontuou.

O manual, bem como o sistema de geração de ficha catalográfica, podem ser acessados na página do SIBI/UNIFAL-MG  em “acesso rápido” ou no menu Serviços > Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG