Anais do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (9° CBEU) estão disponíveis para acesso; evento virtual foi marcado por debates sobre direitos humanos e pela mobilização de mais de 14 mil inscritos

Foram publicados os Anais do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (9º CBEU), maior encontro de Extensão Universitária do país. Dividido entre as temáticas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saúde, o material se encontra no site do 9° CBEU, disponível a todos os participantes e à sociedade em geral. A publicação catalogada apresenta as perspectivas criativas e inovadoras que marcaram as discussões do evento, organizado pela UNIFAL-MG, em parceria com a UFMG, em torno do tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”.

Realizado pela primeira vez no formato virtual, o encontro, idealizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex Nacional), contou com 14.903 pessoas inscritas, entre estudantes, docentes, profissionais das políticas públicas, representantes de comunidades, movimentos sociais, organizações sociais, profissionais da educação básica, da saúde e outros. No total, foram 4.278 resumos submetidos na modalidade de redes de conversa e 145 resumos na modalidade de lançamento e/ou exposição de produtos de extensão. A UNIFAL-MG totalizou a apresentação de 150 trabalhos.

“Para concretizar um evento de tal envergadura, formou-se pela primeira vez uma rede de Instituições de Ensino Superior com a participação de toda a região sudeste, impactando positivamente a programação e execução salutar das trocas de experiência e conhecimento”, explicou a pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, Profa. Eliane Garcia Rezende. A docente coordenou o evento junto à pró-reitora de Extensão da UFMG, Profa. Claudia Mayorga. 

Além das apresentações de 2.994 trabalhos em redes de conversa, uma das principais atividades a mobilizar extensionistas de instituições de ensino de todo o país, a programação do Congresso promoveu 20 mesas-redondas sobre temas diversos, com a presença de 80 especialistas.

Entre as discussões, recebeu destaque a abordagem da Curricularização da Extensão Universitária, desafio que as instituições enfrentam para que os cursos de graduação se adequem à nova forma de fazer ensino. Outras temáticas foram a luta do movimento estudantil, no Espaço Paulo Freire, em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira, e a importância da Extensão Universitária e dos movimentos populares.

Como atividades artísticas e culturais, o Festival de Verão da UFMG e a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG enriqueceram o Congresso ao exibir exposições virtuais e apresentações musicais. Na modalidade de lançamentos e produtos, foram selecionados 28 produtos de ações de extensão, como livros, cartilhas, vídeos e jogos, que estão expostos em formato de vídeo no site do 9º CBEU. 

A conferência de abertura registrou a presença do ambientalista e ativista dos direitos indígenas Ailton Krenak, sobre o tema “Direitos da Terra e de Humanos também”, e, para encerrar o Congresso, participou o teólogo Leonardo Boff, com a palestra “Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum”. O encerramento do evento anunciou a abertura dos trabalhos do 47° Encontro Nacional do Forproex.

Legados do 9° CBEU 

Para as coordenadoras Eliane Garcia Rezende e Claudia Mayorga, coordenar o 9° CBEU foi uma grande honra e responsabilidade. “Buscamos propor um grande encontro que estivesse à altura do Fórum, que tem uma história tão importante para a Universidade Pública brasileira e para a sociedade brasileira. […] Nesse encontro tão robusto, foi possível verificar mais uma vez o quão potente e consolidada está a Extensão Universitária. O 9º CBEU demonstrou a capilaridade que, por meio da Extensão, as universidades públicas têm no nosso país”, destacaram as coordenadoras no texto da publicação catalogada.

Segundo a Profa. Eliane Garcia Rezende, o 9° CBEU deixou um legado significativo para a UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O CBEU é um Congresso fantástico que discute temas em todas as áreas do saber e que se reflete na busca de soluções dos problemas da realidade brasileira, percebendo o papel da Universidade no compromisso social de soluções que visem à qualidade de vida da população e à transformação social. Estar junto com a equipe da UNIFAL-MG foi muito gratificante. Foram muitos os desafios enfrentados, que deixaram um legado significativo nas estruturas organizativas de eventos da Universidade”, finalizou a Profa. Eliane Garcia. 

A data original do Congresso seria no mês de julho de 2020, no formato presencial, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. Devido à pandemia do novo coronavírus, a proposta e o cronograma de realização foram reorganizados, alterando o evento para o formato virtual. Os procedimentos de inscrição, submissão e avaliação de resumos, como também o acesso às sessões de apresentação dos trabalhos participantes, aconteceram pelo sistema CAEX, da UNIFAL-MG. 

Confira os Anais publicados no site: https://www.ufmg.br/cbeu