UNIFAL-MG realiza sessão solene para recondução de professor Sandro Amadeu Cerveira à Reitoria da Universidade; cerimônia híbrida apresenta equipe de gestão e destaca expectativas para quadriênio 2022-2026

“Os próximos anos exigirão de nós o fortalecimento institucional, o planejamento estratégico e principalmente capacidade de adaptação e criatividade”, afirmou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, durante a solenidade de recondução ao cargo, realizada em sessão solene do Conselho Universitário, na sexta-feira, 8 de abril. Na cerimônia, o reitor deu posse ao vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira.

A 308ª Reunião do Conselho Universitário (Consuni), que encerrou as atividades de comemoração dos 108 anos de fundação da Instituição, ocorreu em formato híbrido – presencial e remoto. Participaram do momento autoridades políticas e dirigentes de instituições federais de ensino, além de representantes do Ministério da Educação (MEC), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Fórum das Instituições Mineiras de Ensino Superior de Minas Gerias (FORIPES) e da FAPEMIG.

“A expressiva votação que vocês me deram ao final desse período para um novo mandato significou para mim um reconhecimento que levarei para o resto da minha vida”, enfatiza o reitor Sandro Amadeu Cerveira. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Na consulta à comunidade para a escolha da Reitoria, o professor Sandro Amadeu Cerveira foi eleito com 1.839 votos de um total de 2.919 votantes, compreendendo 63% dos votos válidos. Ele também recebeu a maioria dos votos no Consuni para a composição da lista tríplice enviada ao MEC. A recondução ao cargo foi confirmada pelo Decreto Presidencial de 18 de março de 2022, publicado no Diário Oficial da União em 21 de março.

“A expressiva votação que vocês me deram ao final desse período para um novo mandato significou para mim um reconhecimento que levarei para o resto da minha vida”, disse o reitor durante a solenidade. “O reconhecimento do nosso Conselho Universitário confirmou a voz da comunidade e a nomeação no Diário Oficial veio sacramentar, com o reconhecimento de pessoas de diferentes instâncias do Estado brasileiro com os quais podemos dialogar e construir parcerias em busca do melhor para nossa Universidade”, pontuou.

Em continuação à fala, o reitor analisou o primeiro mandato e apontou os desafios enfrentados, como os cortes orçamentários e a pandemia de covid-19, a qual exigiu esforços e adaptações coletivas para manter a qualidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na Universidade, frente a cenários inéditos e desafiadores.

“Ao longo de nosso mandato, muito mais do que meramente manter o funcionamento da Universidade, em meio a tantas dificuldades, nós – e aqui o ‘nós’ não é retórico – criamos soluções novas, aproveitamos as oportunidades, modernizamos processos, inventamos possibilidades”, salientou Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Ele destacou as soluções tomadas para cumprir a missão institucional em prol da comunidade universitária e da população em geral, a exemplo do pioneirismo na implantação do Ensino Remoto Emergencial, dos investimentos em pesquisas sobre a covid-19 e da criação de atividades extensionistas para a relação e cuidado com a sociedade. 

Em discurso, o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, parabenizou a equipe por quatro anos de administração respeitosa, eficiente, transparente, inclusiva, republicana e vencedora de desafios. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

O sentimento de gratidão pelas experiências do quatro primeiros anos, assim como a esperança para as experiências futuras, no quadriênio 2022-2026, ganhou realce no discurso do vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira. “A equipe está de parabéns. Espero que tenhamos mais quatro anos com a mesma dedicação e que alcancemos o sucesso fazendo novamente uma administração respeitosa, eficiente, transparente, inclusiva, republicana e vencedora dos velhos e novos desafios”, reforçou o docente, aproveitando para agradecer o apoio, a presença e as sugestões da comunidade, feitas isoladamente ou por meio de representações. “Temos todos o compromisso com a sociedade brasileira na condução do Ensino Superior de qualidade, de excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Vamos cumprir”, completou. 

As felicitações e o reconhecimento da força e da dedicação empenhada durante o mandato se estenderam entre as falas das autoridades e dirigentes que participaram da solenidade, de modo a destacar a capacidade de resiliência da gestão na condução das decisões institucionais. “Quero cumprimentar a comunidade da Universidade Federal de Alfenas, por ter sufragado em seu voto e por sua escolha, o professor Sandro e o professor Alessandro, que são professores da mais alta competência e compromisso com a universidade pública, gratuita e de qualidade”, foi o que assinalou o reitor da UFPR, professor Ricardo Fonseca, parabenizando a voz altiva, em defesa do financiamento adequado e da autonomia das universidades, representada pelo reitor Sandro Amadeu Cerveira. 

A cerimônia, realizada em formato híbrido, contou com a participação on-line de autoridades políticas e dirigentes de instituições federais de ensino. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Na mesma direção, Eduardo Salgado, secretário-adjunto da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) e professor associado da UNIFAL-MG, não só relembrou iniciativas implementadas ao longo da gestão, como o projeto de construção de prédio da Faculdade de Odontologia, mas também voltou o seu discurso ao futuro. “Hoje, a gente precisa olhar para frente. Assim, eu gostaria de desejar aos meus amigos reitores todo o sucesso nesse novo ciclo que se inicia à frente da UNIFAL-MG. […] Encerro minha fala convicto de que teremos uma gestão focada na resolução de problemas, que com certeza aparecerão, e na melhoria contínua da nossa Universidade Federal de Alfenas. Assim, a UNIFAL-MG cumprirá a sua missão e modificará a realidade da região na qual está inserida, e consequentemente, a realidade da educação superior em todo o Brasil”, disse. 

“O motivo da minha fala é agradecer a toda a UNIFAL-MG, a essa Universidade que engrandece e que forma novas gerações que irão conduzir o país”, disse o vice-prefeito de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

O testemunho do agradecimento da região pela atuação da UNIFAL-MG se manifestou na fala do vice-prefeito de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci, que relembrou a parceria entre a Universidade e o município na criação de hospital de campanha para atender os munícipes logo no início da pandemia. “Diversas vidas foram salvas por intermédio da UNIFAL-MG. […] O motivo da minha fala é agradecer a toda a UNIFAL-MG, a essa Universidade que engrandece e que forma novas gerações que irão conduzir o país. Fica aqui o nosso desejo de sucesso e realizações”, desejou o vice-prefeito. 

Para o futuro, conforme ponderou o reitor da UNIFAL-MG, a proposta é que a Instituição continue contribuindo para um mundo melhor. “Em breve teremos a modernização propiciada pelo teletrabalho e as facilidades da telemedicina, que vai levar nosso atendimento aos colegas fora sede. Trabalhamos e trabalharemos para que os indicadores de nossos cursos de graduação e pós-graduação reflitam o carinho, a dedicação e a excelência de nossos docentes, técnicos e discentes”, pontuou. O desejo para os próximos anos é, também, de ousadia. “Precisamos de ousadia; ousadia para sonhar com nossa universidade contribuindo para um mundo melhor. Ousadia para sonhar com uma UNIFAL-MG potente, atuante e reconhecida não somente aqui, em Varginha e em Poços, mas em todo o país e mesmo internacionalmente”, concluiu o reitor reeleito. 

Pró-reitores titulares e adjuntos compuseram a Tribuna de Honra na solenidade. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

No próximo quadriênio, a UNIFAL-MG contará com equipe formada pelo professor Wellington Ferreira Lima, como pró-reitor de Graduação; pela professora Roberta Seron Sanches, como pró-reitora adjunta de Graduação; pela professora Vanessa Bergamim Boralli Marques, como pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; pelo professor Luis Antônio Groppo, como pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação; pelo professor José Francisco Lopes Xarão, como pró-reitor de Extensão; pela professora Giovana de Fatima Lima Martins, como pró-reitora adjunta de Extensão; pela professora Cláudia Gomes, como pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis; pela servidora técnico-administrativa Anayara Raíssa Pereira de Souza, como pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis; pelo professor Mayk Vieira Coelho, como pró-reitor de Administração e Finanças; pelo servidor técnico-administrativo Anézio Eugênio de Faria Júnior, como pró-reitor adjunto de Administração e Finanças; pela professora Juliana Guedes Martins, como pró-reitora de Gestão de Pessoas; pela servidora técnico-administrativa Katilane Caterine de Souza Santos, como pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas; pelo servidor técnico-administrativo Lucas Cezar Mendonça, como pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional; e pelo servidor técnico-administrativo Charles Guimarães Lopes, como pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional. 

As Diretorias serão coordenadas pela professora Izabella Carneiro Bastos, na Agência de Inovação e Empreendedorismo; pela servidora técnico-administrativa Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, no Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA); pelo professor Luiz Antônio Staub Mafra, no Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead); pelo servidor técnico-administrativo Ivanei Salgado, na Diretoria de Comunicação Social (Dicom); pelo servidor técnico-administrativo Geraldo José Rodrigues Liska, na Diretoria de Processos Seletivos (Dips); pelo professor Claudio Umpierre Carlan, na Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI); e pelo servidor técnico-administrativo Marcelo Penha Fernandes, no Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI). 

A sessão solene 
Em nome dos membros do Consuni, a decana Maria Betânia Tinti de Andrade realizou a leitura de decreto, termo de posse e saudação ao reitor da UNIFAL-MG. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Realizada no auditório das Clínicas de Especialidades Médicas (CEM), na Unidade Santa Clara, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube, a sessão solene deu continuidade à 308ª reunião do Consuni e encerrou as atividades de 108 anos da Instituição, comemorado em 3 de abril. 

Na oportunidade, ficou a cargo da decana do Consuni, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade, a leitura de decreto, termo de posse e saudação ao reitor da UNIFAL-MG, em nome dos membros do Conselho. Sebastião Meira, servidor aposentado, conduziu a solenidade como mestre de cerimônias. O hino nacional foi apresentado pela solista Jaíne Reis Martins, acadêmica do 7º período do curso de Letras da UNIFAL-MG, acompanhada pelo pianista Ítalo Castro Sanchez, aluno do Conservatório Municipal Walda Tiso Veiga e filho do professor Angel Maurício Castro Gamero, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG.

Jaíne Reis Martins e Ítalo Castro Sanchez conduziram a apresentação do Hino Nacional no início da solenidade. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Presencialmente, participaram membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG e autoridades políticas das cidades de Alfenas e Varginha. Entre os participantes que prestigiaram o evento a distância, por webconferência, marcaram presença o professor Eduardo Gomes Salgado, secretário-adjunto da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC); general Osvaldo de Jesus Ferreira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; Carlos Eduardo Sanches da Silva, coordenador-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior; Marcus Vinicius David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes; Marcelo Pereira de Andrade, reitor da Universidade Federal de São João Del Rei e presidente do Fórum das Instituições Mineiras de Ensino Superior de Minas Gerias, o FORIPES; Lúcia Campos Pellanda, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais; Dácio Matheus, reitor da Universidade Federal do ABC; Demétrius David da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa; e José Ricardo Cereja, coordenador de Inovação Tecnológica, Cultural e Social, representando o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Apresentação musical da Orquestra Popular de Alfenas no encerramento do evento. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Para encerrar a solenidade, a Orquestra Popular de Alfenas se reencontrou para a primeira apresentação presencial após 2 anos, desde o início da pandemia. A cerimônia completa está disponível no canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube, por meio do endereço eletrônico:  https://youtu.be/YhfpButTpJg

Fotos: Ana Carolina Araújo/Dicom