“Qual é o problema das Gramáticas Normativas?” e “Morfologia para a Educação Básica” – Celso Ferrarezi Júnior

O mês de outubro contemplou o lançamento de mais duas obras do professor Celso Ferrarezi Júnior, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. “Qual é o Problema das Gramáticas Normativas?” (2ª edição, ampliada e revisada) e “Morfologia para a Educação Básica” (1ª edição) são livros dedicados à formação de professores, escritos com o objetivo de oferecer complementação teórico-metodológica para que possam ser adotadas, nas salas de aula, formas mais modernas e eficientes de ensino da gramática e da análise gramatical. As publicações são respectivamente a 54ª e 55ª obras escritas pelo docente do ICHL. 

Segundo o autor, nos últimos anos, as teorias de análise funcional da linguagem têm assumido forte protagonismo no mercado editorial nacional. “Muito mais adequadas para o ensino em sala de aula, entre outras razões, porque levam em consideração a língua dos falantes e usam textos reais do português brasileiro como objetos de estudo, essas teorias permitem um ensino muito mais vinculado à realidade dos alunos, logo, mais prazeroso e produtivo se comparado ao que as gramáticas tradicionais proporcionam com suas intermináveis listas e regras para memorização”, explica o docente à Dicom. 

Nos dois lançamentos, o Prof. Ferrarezi mostra que a estrutura gramatical do português brasileiro é, funcionalmente falando, muito diferente daquela que as gramáticas de cunho normativo apresentam. “Por exemplo, para as pretensas dez classes de palavras que se diz haver na língua, o livro sobre Morfologia demonstra que há, na verdade, apenas cinco classes funcionais, o que facilita o ensino aos alunos menores. Quando se pensa em listas de palavras, o livro demonstra que tais recursos não são úteis, uma vez que as palavras mudam de categoria lexical o tempo todo”, diz o autor. Essa obra faz uma ponte com seu “livro-irmão”, intitulado “Sintaxe para a Educação Básica”.

Lançado também pela Editora Contexto, o livro sobre Morfologia apresenta um percurso intuitivo de conteúdo, recomendado para se seguir em sala de aula. Começando pelo estudo das formas e dos morfemas que aquelas contêm, a obra avança pela morfologia interna ao explicar como as palavras são construídas em português e como entender sua estrutura e formação, de uma maneira leve, com dicas práticas de análise. Como em todos os livros dedicados aos professores de Educação Básica, o escritor – que foi professor de Educação Básica por vários anos – apresenta dicas e sugestões de atividades e de avaliações. “Esse conteúdo pedagógico todo vem relacionado, parte a parte, com o conteúdo sobre gramática, o que torna o livro uma referência obrigatória para professores de nível básico”, complementa. 

De acordo com o autor, o livro avança, depois, para as formas de conceber as chamadas “classes de palavras”, demonstrando que as formas enciclopedistas usuais são muitas vezes falseadas pela adoção de critérios errados, o que acaba gerando excessiva subdivisão e uma terminologia complicada e inadequada para crianças e adolescentes. “Não se trata apenas de desconstruir, senão de apresentar alternativas para esse tratamento do objeto estudado. Assim, o professor do nível básico tem uma relação permanente entre a teoria tradicional e suas incoerências e a forma funcional de apresentação do conteúdo gramatical na escola”, explica o docente. 

Fruto de anos de pesquisas e experimentação, “Morfologia para a Educação Básica” termina com um capítulo em que se explica como as propriedades funcionais das palavras permitem certos tipos de ligações sintáticas e não permitem outros. 

Já o livro sobre as gramáticas normativas, em sua 2ª edição, ampliada e revisada pela Editora CRV, demonstra, de forma argumentada e exemplificada, os problemas que as gramáticas de cunho prescritivo apresentam em seu conteúdo e as distorções educacionais que podem ocasionar por sua aplicação na educação básica. Questões como a incorreta escolha de critérios descritivos, as contradições internas, as inconsistências teóricas e até sua base ideológica preconceituosa são temas clara, mas bem humoradamente discutidos no livro. 

“Com essas bases, o professor da Educação Básica poderá se sentir muito mais seguro em seu trabalho e, certamente, seus alunos se sentirão muito mais satisfeitos por compreender como sua língua funciona sem ter que passar a noite decorando listas de ‘prefixos gregos e latinos’ para a prova do dia seguinte”, disse. 

O autor finaliza comentando que a última obra que pretende lançar nessa área, para que sinta que seu trabalho de auxiliar professores da Educação Básica foi concluído, é uma gramática teórico-metodológica completa para professores da Educação Básica, a ser lançada em formato digital e com distribuição gratuita, que já está em fase de finalização, com a coautoria da Profa. Rosângela Rodrigues Borges, também do ICHL. “Então, terei cumprido a missão que há 30 anos lancei para mim mesmo, e, então, terei devolvido à educação pública brasileira um pouco do muito que ela me proporcionou na vida”, finalizou o professor. 

Saiba mais

No campo das novas produções que orientam professores de Língua Portuguesa da Educação Básica a como trabalhar a língua materna com crianças e adolescentes, o Prof. Ferrarezi, pesquisador semanticista de carreira, conta com uma coleção de obras que apontam para uma nova forma de ensinar. Especificamente no campo do ensino de língua materna na Educação Básica, considerando somente livros de texto integral, a produção do docente dedicada aos professores desse nível contempla obras como:

– Discutindo Linguagem com Professores de Português – introdução aos estudos da gramática e do ensino da escrita;

– E por Falar em Educação – problemas da Educação Básica brasileira e soluções possíveis;

– Educação: Direto ao Assunto – também trata de problemas da Educação Básica brasileira e soluções possíveis;

– Ensinar o Brasileiro – conceitos básicos sobre o ensino de língua materna para cursos de Letras e Pedagogia;

– Semântica para a Educação Básica – introdução ao estudo sistemático dos fenômenos da linguagem pela perspectiva semântica (obra adotada pelo PNBE-Professor e distribuída a todas as escolas públicas brasileiras);

– Pedagogia do Silenciamento – problemas de currículo e metodologia no ensino brasileiro de língua materna;

– Produzir Textos na Educação Básica (com o saudoso Prof. Robson Santos de Carvalho, do ICHL) – metodologia para o ensino da produção textual;

– De Alunos a Leitores (com o saudoso Prof. Robson Santos de Carvalho) – metodologia para o ensino da leitura e para o desenvolvimento do gosto pela leitura;

– Oralidade na Educação Básica (também com o saudoso Prof. Robson Santos de Carvalho) – metodologia para o ensino das competência da fala e da escuta;

– Sintaxe para a Educação Básica – teoria e prática para o ensino da sintaxe;

– O Estudo dos Verbos na Educação Básica – teoria e prática para o ensino da classe verbal;

– Guia de Acentuação e Pontuação em Português Brasileiro – teoria e prática para o ensino da ortografia e da pontuação; e, agora, fechando o ciclo de obras sobre gramática,

– Morfologia para a Educação Básica – teoria e prática para o ensino da morfologia interna e externa do português brasileiro; e

– Qual é o Problema das Gramáticas Normativas (2. ed) – discussão sobre o problema de adoção de obras prescritivas no ensino de língua materna.

Com essas obras, o professor de Educação Básica pode contar com material que abrange toda a formação gramatical de seus alunos, sem a necessidade de recorrer a gramáticas tradicionais se assim o professor não desejar.