Eleita nova diretoria do Foripes; reitor da UNIFAL-MG exalta a importância do grupo na articulação de ações em defesa das instituições públicas mineiras

Representantes das instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais se reuniram em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (1º), para a reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, o Foripes, oportunidade em que ocorreu a eleição da nova diretoria para o período 2023-2024.

Reunião em que ocorreu a eleição da nova diretoria do fórum. (Foto: Reprodução/Divulgação Foripes)

Presente na reunião, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, que participou do mandato anterior, prestigiou os colegas que passam a compor a nova diretoria. “A nova diretoria do Foripes foi eleita por unanimidade e com alegria”, conta Prof. Sandro Cerveira.

Os novos representantes são: o professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), como presidente; o professor Demetrius David da Silva, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como vice-presidente, e a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), como segunda vice-presidente.

Segundo o reitor da UNIFAL-MG, a missão da nova diretoria será organizar e liderar o fórum dos reitores das instituições públicas de ensino superior de Minas e também contribuir para o processo de institucionalização, que é um desejo dos representantes. “Considero extremamente importante dada a necessidade que temos de articulação e defesa da universidade pública e dos institutos federais, bem como das instituições estaduais aqui em Minas Gerais, sobretudo, pelo papel de extrema relevância, tanto social quanto econômica e obviamente educacional de nossas instituições”, conclui.

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais foi constituído em 2003 e reúne dirigentes de 19 instituições mineiras, dentre universidades federais e estaduais, institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica. O Fórum atua de forma coletiva na busca por um ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Reitores das instituições públicas mineiras, participantes do Foripes. (Foto: Reprodução/Divulgação Foripes)