Retrospectiva 2023

Relembre os acontecimentos da UNIFAL-MG que marcaram o ano

Na reta final de 2023, vamos relembrar algumas matérias veiculadas pela UNIFAL-MG que evidenciaram iniciativas, projetos e acontecimentos que marcaram os últimos 12 meses.

O recorte dos principais fatos abrange o conteúdo pautado no interesse da comunidade universitária e da comunidade externa que foi destaque no Portal da Universidade e também no Jornal UNIFAL-MG.

Ao longo de 2023, foram divulgadas cerca de 1.200 matérias abordando projetos de extensão e cultura, pesquisas, serviços oferecidos à comunidade, iniciativas de inovação, entrevistas, artigos de análise, articulação de gestores em instâncias superiores, representação de servidores em atividades externas, livros publicados, participação de pesquisadores e discentes na mídia, resenhas literárias, eventos, editais de concursos, entre outras.  

Números de acesso às publicações apontam a visitação de mais de 700 mil pessoas em 2023, o que confirma a dinâmica significativa da Universidade e o impacto diário das atividades da comunidade universitária na vida de milhares de estudantes, servidores, colaboradores e na comunidade em geral.

Estamos ansiosos por um 2024 repleto de novos eventos a serem reportados e compartilhados em nossos meios de comunicação.

Para relembrar alguns momentos de 2023, confira a retrospectiva: 

Destaques Portal
Como principal canal de acesso da Universidade, o Portal da UNIFAL-MG reúne informações de interesse dos cidadãos, tais como serviços e cursos oferecidos pela Instituição. Entre as informações estão as notícias de destaque que têm maior impacto social. A retrospectiva apresenta alguns dos fatos mais marcantes de cada trimestre de 2023. Clique no período para rever:

O mês de janeiro de 2023 ficou marcado na história brasileira pelo atentado à democracia com a invasão e o vandalismo do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, no dia 8. As Universidades Federais, entre elas a UNIFAL-MG, e entidades representativas como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum dos Dirigentes das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), se manifestaram sobre o ocorrido por meio de Notas à Comunidade

No entanto, a primeira reportagem de 2023 destacou a atuação da UNIFAL-MG em medidas de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão, reforçando o compromisso institucional com a inclusão. O compromisso com a sustentabilidade foi reconhecido com a conquista do 24º lugar entre as instituições brasileiras e no 5º lugar em Minas, no  UI GreenMetric World University Rankings. A pesquisa e a extensão universitária foram destaques com a criação do polo do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica e do Sistema de Museus, Arquivos Históricos e/ou Centros de Documentação, da aprovação de programa de educação museal junto ao CNPq/MCTI, de ações do projeto “Ative: Aprendizagem Interprofissional em Emergências” e da divulgação da pesquisa sobre a queda na cobertura vacinal em crianças de até cinco anos em Minas Gerais.

Em fevereiro, a UNIFAL-MG foi destaque no Webometrics Ranking of World Universities e, entre as 1.292 instituições do Brasil avaliadas, foi classificada na 115ª posição e no 14º lugar entre as instituições de Minas Gerais. A Universidade também divulgou os primeiros resultados do estudo  “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”, pesquisa de grande impacto na região. Outra contribuição foi a produção de materiais técnicos pelo projeto REPASSA – Rede de Promoção da Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, para auxílio de nutricionistas e de unidades produtoras de alimentos embalados.

Em março, mês marcado pela volta às aulas e pelo Dia das Mulheres, apresentamos o GEMA, importante aliado no combate ao assédio sexual e constatamos que a maioria dos titulados na pós-graduação são mulheres. Ainda em março, destacamos pesquisas nas áreas de estatística,  nanomateriais e saúde, e conquistas do Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFAL-MG, como terceiro colocado em atendimentos em todo o Brasil, e da empresa incubada  SearchonMath. A extensão universitária do campus Poços de Caldas foi reforçada com doação de equipamentos apreendidos pela Receita Federal e, em levantamento da Dicom, foi identificado que 42% dos matriculados na UNIFAL-MG possuem 30 anos ou mais.

Algumas imagens do período:

No mês de abril, a UNIFAL-MG completou 109 anos de fundação histórica e tradição acadêmica. Para marcar as comemorações dos 109 anos, a Instituição inaugurou o NidusLab Maker, um espaço para idealização e concretização de projetos. Os laboratórios, inaugurados no campus Santa Clara, passaram a disponibilizar equipamentos para uso de pessoas da comunidade acadêmica e externa.

Também foi notícia no período, o acordo firmado entre a UNIFAL-MG e a Universidade Federal do ABC com o objetivo de viabilizar a mobilidade de graduados dos Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, de ambas as instituições, para os cursos de Engenharia.

Em abril, a Universidade se destacou entre as 10 melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais, de acordo com indicadores do MEC. A UNIFAL-MG atingiu novamente a faixa 4 – em uma escala que vai de 1 a 5, o que a mantém na 9ª posição entre as primeiras melhores instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais, considerando universidades públicas e privadas.

O mês de abril ainda foi marcado por ações e projetos importantes para a comunidade. O projeto “Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade” mobilizou 600 alunos de Poços de Caldas para atuar em atividades de reaproveitamento e redução na geração de resíduos sólidos na cidade.

O estudo denominado “Diagnóstico preliminar da eutrofização no reservatório de Furnas no entorno de Alfenas-MG” além de contribuir para o monitorando e a caracterização das águas do reservatório de Furnas por meio de técnicas de manipulação de imagens de satélites, recebeu ainda uma premiação no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Dos 869 artigos apresentados no Simpósio, o estudo sobre o enriquecimento nutricional do reservatório se destacou como um dos melhores trabalhos apresentados nas sessões técnicas orais.

Algumas imagens do período:

 

Entre julho e setembro, a Universidade realizou uma série de iniciativas destacando seu compromisso com a pesquisa, inclusão e transformação social. A participação dos estudantes rondonistas na operação Sentinelas Avançadas em Rondônia, a criação de um programa de computador para auxiliar pequenos produtores de cachaça, patenteado pelo INPI e o reconhecimento do trabalho “Evolução do perfil epidemiológico da covid-19 e de indicadores correlatos no Sul de Minas Gerais” foram alguns dos destaques.  

No mês de julho, a UNIFAL-MG comemorou seus 18 anos como universidade federal, data que relembrou a trajetória de alguns servidores que testemunharam as mudanças institucionais ao longo do tempo. Iniciativas como a inauguração do Espaço Maker em Poços de Caldas e a participação do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, em uma missão acadêmica na Itália reforçaram o compromisso com a educação e a pesquisa. 

A pesquisa avançou com estudos como o diagnóstico socioeconômico de agricultores familiares de Alfenas e a análise sobre a expansão da cafeicultura na cidade após as transformações socioespaciais provocadas pela implantação do Lago de Furnas.

Entre as matérias sobre pesquisas também foi destaque a criação de um protótipo com efeitos promissores para tratamento de câncer de fígado. Além disso, uma pesquisa de mestrado investigou as estratégias adotadas pelos movimentos negacionistas da ciência nas redes sociais, traçando um panorama sobre terraplanistas, antivacinas e defensores do design inteligente.  

Docentes e estudantes da Escola de Enfermagem da criaram o programa de extensão “Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado – APEC”, visando aprimorar a formação dos estudantes e profissionais de enfermagem, bem como garantir a qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados à população. 

O trimestre encerrou com a doação de minicomputadores para prefeituras do Sul de Minas, reforçando o papel da Universidade na promoção da inclusão digital.

Algumas imagens do período:

 

Em outubro deste ano, a Universidade obteve uma conquista muito significativa para as Instituições de Ensino Superiores, sendo listada entre as melhores instituições de ensino superior no ranking de universidades QS World University Rankings da América Latina e Caribe, divulgado no mês de setembro, já como referência ao ano de 2024. Entre as instituições brasileiras, a UNIFAL-MG ocupou a 42ª posição. 

Neste mês repleto de conquistas a UNIFAL-MG, também, teve 29 cursos de graduação entre os melhores do Brasil no Guia da Faculdade Estadão 2023. Foi um mês em que a Universidade colheu bons resultados da dedicação semeada em atividades desenvolvidas durante todo o ano.

Outros dois grandes eventos movimentaram as dependências da UNIFAL-MG neste mês: o “Simpósio Integrado”, cujo tema da edição foi  “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, reunindo mais de 700 submissões de trabalhos em diversas áreas de ensino, pesquisa  extensão; e o “UNIFAL-MG para Você”, que abriu as portas da Instituição para a visitação de mais de 3.000 estudantes da Educação Básica das escolas de Alfenas, Varginha, Poços de Caldas e região.

As conquistas não pararam por aí. Em novembro, pesquisadores e pesquisadoras da nossa Instituição figuraram entre os cientistas mais influentes do mundo, em uma lista divulgada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), em parceria com a editora holandesa Elsevier BV. Outro progresso envolvendo o nome da UNIFAL-MG foi a conquista da 21ª posição entre as Instituições de Ensino Superior (IES) mais empreendedoras do Brasil, de acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE). Na região Sudeste, a Universidade alcançou a 11ª colocação e, em Minas Gerais, a sexta posição.

No que diz respeito a pautas relevantes levantadas pelos movimentos sociais da Universidade, a Instituição contou com o Mês da Consciência Negra com uma extensa programação de eventos para refletir sobre a questão racial negra no Brasil.  Organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), a programação abrangeu atividades como palestras, mesas-redondas, exibições de filmes/documentários, atividades culturais, exposições, visita técnica e apresentações de trabalhos, e foram desenvolvidas em todos os campi da Universidade.

O fortalecimento da pesquisa, pós-graduação e internacionalização também foi garantido. Projetos da Universidade desenvolvidos nessas áreas foram contemplados em mais de R$ 6 milhões em recursos pela FAPEMIG, prevendo a criação de redes de colaboração internacionais.

A UNIFAL-MG finaliza o ano de 2023 com chave de ouro: pesquisas desenvolvidas, vagas abertas e comemorações de fim de ano. Entre as contribuições da Universidade para a comunidade, destacaram as pesquisas. A exemplo disso foi o estudo que propôs chatbot como estratégia pedagógica para o ensino de Física a estudantes do ensino médio. Nessa caminhada, uma pesquisa de mestrado em Gestão Pública e Sociedade resgatou a memória organizacional da Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais de Varginha.

E o momento mais esperado do ano, para muitos, chegou. A Universidade abriu as vagas remanescentes em 28 cursos de graduação, com 8 modalidades de ingresso, para os três campi da Instituição. É para começar o ano traçando novos planos e buscando o ensino superior como alternativa para as futuras conquistas!

Para fechar o ano, a UNIFAL-MG deu início às comemorações de 110 anos de Instituição, rumo aos 20 anos de Universidade. A contagem regressiva teve início no dia 15/12. Ao longo de 2024, serão desenvolvidas atividades acadêmicas, culturais, esportivas, sociais e festivas. Os convites para o baile comemorativo já estão disponíveis para aquisição no site “Baile dos 110 anos”. O evento acontecerá no Alfenas Tênis Clube, no dia 06 de abril de 2024. Acompanhe a programação em: 110 anos de Instituição, rumo aos 20 de UNIFAL-MG

A última matéria de destaque trouxe a ótima notícia de que pela primeira vez uma operação do Projeto Rondon vai contar com duas equipes da UNIFAL-MG em vez de uma. Dezesseis alunos de diversos cursos de graduação e quatro professores participarão, em janeiro, da operação Onça Cabocla, que ocorrerá na região Norte de Minas Gerais entre os dias 10 e 27 de janeiro.

Jornal UNIFAL-MG

Como página específica de notícias, o Jornal UNIFAL-MG reúne todo conteúdo noticioso de forma segmentada em editorias, que orientam melhor a comunidade universitária onde localizar o assunto específico daquele tema. A seguir, confira as matérias produzidas e publicadas em cada uma das editorias ao longo de 2023: