Medeia

MEDEIA

Por: Eurípides

 

Sobre o autor

Eurípides nasceu em Salamina, Grécia, por volta de 484 a. C e estima-se que ele escreveu aproximadamente 95 peças, porém apenas 19 foram resgatadas. O autor foi um dos três grandes representantes da tragédia grega, ao lado de Sófocles e Ésquilo. Entre suas obras mais famosas, encontram-se Medeia, Electra, As Bacantes e As Troianas.

 

Sobre a obra

Para contextualizar a obra, deve-se conhecer a história do envolvimento entre o herói Jasão e a princesa de Cólquida e feiticeira Medeia, apresentada a seguir.

Medeia se apaixona por Jasão e ajuda-o, com seus poderes mágicos, a vencer impossíveis e mortais desafios e a conquistar o velocino de ouro – um artefato mágico que trazia poder e prosperidade. Com o fim das aventuras de Jasão, os dois se casam, fogem para Corinto e têm dois filhos, porém, após 10 anos, Jasão deixa sua família para desposar a filha do rei Creonte.

Medeia, princesa e bárbara, filha do rei Aietes, neta do Sol e feiticeira, é a protagonista da tragédia grega de Eurípides, cujo enredo inicia-se com o seu marido abandonando-a para se casar com a filha do rei Creonte. Por causa disto, a protagonista entra em estado de profunda tristeza, entretanto, com o avançar da peça, ela retoma seu ânimo e trama sua vingança contra a traição do ex-marido. Dessa forma, Medeia vai de encontro ao comportamento das mulheres típicas da época; pois, ao invés de aceitar a separação do marido e consentir calada com as atitudes dele, ela o enfrenta e se defende, além de também confrontar o rei Creonte.

Medeia é forte, poderosa, inteligente, obstinada e, assim como os seres humanos, possui virtudes e desvirtudes e vivencia momentos de questionamento e de embate interno acerca de suas ações, contudo luta, até o fim, para executar a vingança planejada. Por isso, a obra também se opõe à representação de personagens femininas da Grécia Antiga, sendo uma obra-prima da tragédia grega a qual deve ser lida.