Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o Repertório na Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.
E a dica de hoje é o livro “Quarto de despejo” da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1970), que está entre as primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. Com problemas familiares desde a infância, era filha ilegítima e foi maltratada. Com muito sacrifício e apoio da mãe, frequentou a escola até o segundo ano, aprendeu a ler e a escrever e foi justamente nessa época que começou a ter gosto pela leitura e escrita e, com pouco estudo, foi uma mulher brilhante, sábia e visionária.
Sem dinheiro, trabalhando como catadora de lixo, Carolina só conseguia ler algo novo quando encontrava um livro ou revista que já tinham sido descartados por outras pessoas. Apaixonada pela leitura passou a escrever sobre o dia-a-dia na favela onde morava, somando vinte cadernos, sendo que um deles virou livro, intitulado “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. O livro foi um sucesso, tendo rapidamente três edições que somaram 100 mil exemplares vendidos e tradução para 13 idiomas, sendo vendido em mais de 40 países.
“O quarto de despejo” fala de muitas questões sociais como a fome, desigualdade social corrupção política, entre outras.

Fonte: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2018/02/7-citacoes-impactantes-da-escritora.html