Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje, inspirada no feriado nacional Dia da Inconfidência ou Dia de Tiradentes, é a coletânea de poemas de Cecília Meireles em “Romanceiro da Inconfidência”.

O livro, publicado em 1953, retrata a situação social e política de Minas Gerais no século XVIII, dentro da perspectiva da colonização até a Inconfidência Mineira, que inclui os participantes do movimento e a execução de Tiradentes decorrente da delação de Joaquim Silvério dos Reis.

Meireles tece seus poemas épico-líricos de maneira intimista e magistral, relatando a escravidão dos africanos na exploração do ouro e homens que buscavam a independência de Minas Gerais, a autora, com seu toque de sensibilidade e musicalidade nos textos, revigora um cenário revolucionário da história do Brasil, o qual almejava sua identidade. Aproveite esse feriado para repensar na história do nosso País e conhecer essa admirável obra de uma das escritoras brasileiras mais fascinantes.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/romanceiro-da-inconfidencia-analise-da-obra-de-cecilia-meireles/

Livro digitalizado: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5628/material/CECíLia%20Meireles%20-%20Romanceiro%20da%20Inconfidência%20%5BRev%5D%5B1%5D.pdf