Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena,” do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. Para hoje, temos a sugestão do livro “Literatura e Sociedade: Estudos de teoria e história literária” escrita por Antonio Candido.

Antonio Candido de Mello e Souza foi um sociólogo, crítico literário e professor universitário. Estudioso da literatura brasileira e estrangeira é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do Brasil. À atividade de crítico literário somou-se a atividade acadêmica, como professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde, entre outros feitos, introduziu, em 1962, a literatura comparada, transformando a disciplina de Teoria Literária em Teoria Literária e Literatura Comparada. Foi também professor emérito da USP e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e doutor honoris causa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade da República do Uruguai (2005).
É considerado um dos grandes expoentes da crítica literária brasileira pelo fato de suas obras terem se tornado base essencial para o debate da formação literária nacional associada a uma construção sociológica e ao humanismo. De método dialético, comparatista e sociológico, antecipou a interdisciplinaridade para entender a literatura como expressão da cultura brasileira. Como militante político, foi um dos vários precursores do socialismo democrático no Brasil.

O livro “Literatura e Sociedade” nos ensaios deste livro podem ser encontrados resumos históricos, como “Letras e ideias no Brasil colonial”, e tentativas de correlacionar produção literária e estrutura social, como “A literatura na evolução de uma comunidade”, no caso a cidade de São Paulo entre o século XVIII e o Modernismo. Já “Literatura e cultura de 1900 a 1945” pretende focalizar o movimento literário de todo o país, com atenção ao ritmo histórico, podendo dizer-se o mesmo de “O escritor e o público”, que procura destacar no quadro geral da literatura brasileira um dos elementos do processo literário (autor, obra, público). O ensaio final, “Estrutura literária e função histórica” tem o intuito de ser uma espécie de demonstração, visando a sugerir que os elementos externos e determinado texto se transformam em elementos internos organicamente integrados, de modo que o estudo destes é que constitui a finalidade específica do trabalho crítico.

Livro PDF: https://pt.slideshare.net/metallicauricelio/antonio-candido-literatura-e-sociedade-pdfrev

Fonte:https://blog.estantevirtual.com.br/2017/05/12/10-livros-do-sociologo-antonio-candido/
https://www.ebiografia.com/antonio_candido/