Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

🔺📣O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o livro “Ponciá Vicêncio”, da escritora Conceição Evaristo.

👩‍🦱 Nota sobre a autora: Nascida em 29 de novembro de 1946, Conceição explora em seus textos, sobretudo o universo – a condição, a complexidade, a humanidade – da mulher negra. Lançando mão de um olhar sensível e familiarizado com aquilo que transforma em palavras, a autora constrói romances, contos e poemas nos quais as personagens afrodescendentes não são retratadas de maneira superficial e caricata, situação bastante comum na produção literária do país.

O livro: 📖🔎📙
Publicado incialmente em 2003, “Ponciá Vicêncio” marcou a primeira publicação solo da mineira Conceição Evaristo. Na história acompanhamos a trajetória da Ponciá, desde sua infância até a vida adulta. Nascida em uma vila, em terras que pertenciam ao coronel Vicêncio, agora ocupada por negros alforriados que carregam o sobrenome de seu antigo senhor – uma herança da escravidão, obviamente imposta -, Ponciá, após o falecimento do pai, decide emigrar para a cidade grande, afim de melhores condições de vida, deixando o irmão Luandi e a mãe Maria na pequena vila.
A trajetória de Ponciá é marcada pela falta de vínculos familiares, por vezes ela se encontra vagando em suas memórias do passado, em busca da mãe e do irmão. Na cidade, Ponciá consegue um emprego e um esposo, mas sua relação é marcada por agressões e distanciamento, perde os filhos no nascimento, sete vezes e quando retorna a vila em busca de sua família, encontra uma casa vazia e cheia de memórias, já que o irmão também decidiu partir para a cidade e a mãe foi em seguida em busca dos filhos.

🔎Fontes:
https://www.soodablog.com.br/…/resenha-poncia-vicencio-conc…

📙Itaú Cultural :
https://www.itaucultural.org.br/ocupac…/conceicao-evaristo/…

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=FyZjFD5liOc