Dica de leitura: “Os arranjos do real e do ficcional em Literatura e História”

A dica de leitura do dia é o artigo “Os arranjos do real e do ficcional em Literatura e História”, publicado na edição v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES, da nossa querida Revista (Entre Parênteses). O artigo foi escrito por Ivanete Silva Alves, da Universidade Federal de Minas Gerais, atual mestranda em Estudos Literários.

Para despertar ainda mais sua curiosidade, segue abaixo o resumo do trabalho:

“Conceber a literatura como um objeto totalmente fantasioso e a história como a definição puramente do real é considerar que essas duas áreas são estruturas engessadas. No entanto, há aberturas no objeto literário e no historiográfico, e isso pode permitir possíveis sintonias entre a realidade e a ficção. Desse modo, pretende-se refletir sobre a articulação entre o real e o ficcional em literatura e história. Essa atividade pode ser positiva, visto que é uma oportunidade para se questionar as ideias essencialistas, pensamentos dicotômicos e reivindicar a perspectiva heterogênea que se faz relevante na contemporaneidade.”

Acesse o site da revista faça o download do PDF: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1080.