Conversas literárias: 60 anos sem Graça

O Projeto de Extensão “Conversas literárias: 60 anos sem Graça” teve como objetivo incentivar a leitura de obras literárias de escritores brasileiros com a realização de atividades culturais e acadêmicas, como também divulgar o trabalho do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Foram desenvolvidas diversas atividades, tais como: Projeto de Leitura “Releituras de Vidas Secas” na E.E. Profª Judith Viana com apresentação de trabalhos dos alunos do Ensino Médio. As apresentações, feitas pelos alunos, se diversificaram em jogral, peça teatral e música, que foram fruto de atividades de leitura e releitura da obra.

Oficina de videomaker, ministrada pelo petiano João Raphael, apresentou aos participantes como montar um vídeo no programa.

Debates sobre a obra e o vídeo “Vidas Secas”, os debates aconteceram após a exibição do filme e contou com a participação de alunos dos cursos da Unifal, alunos do curso preparatório para o ENEM e alunos da rede pública de ensino; os debates foram mediados por graduandos(as) do curso de Letras. Curso “Práticas de letramento contemporâneas: trailer de livro”, que contou com a participação da doutoranda Mariana Garcia de Paula, que desenvolveu com os participantes a criação de trailer de livros.

Mesas-redondas, que contou com a participação dos Professores do curso de Letras, Eloésio Paulo, Aparecida Nunes e Wellington Ferreira, que deixaram suas contribuições por meio da apresentação de análises desta obra símbolo da Literatura Brasileira.