Ampliando o repertório em tempos de quarentena dica de livro teórico

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? 👀

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. Hoje trazemos a indicação do livro teórico “Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária”, de Antonio Candido, publicado pela primeira vez em 1965.
.
🤓Literatura e Sociedade é um livro do escritor e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Estuda as relações entre a arte e o meio social. Nele, o autor esclarece o sentido da crítica dialética (texto e contexto), que analisa como o elemento externo, social, ao lado do psicológico e do linguístico, dialeticamente, integram-se como forma artística, constituindo a estrutura das obras. 😍
.
Dedicado aos intelectuais Maria Amélia (1910-2010) e Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), o livro tem duas partes: a primeira, com três ensaios-capítulos e a segunda, com cinco. No prefácio à terceira edição, de 1973, Antonio Candido funde-os em três grupos. O capítulo inicial, “Crítica e Sociologia”, o terceiro, “Estímulos da Criação Literária”, e o último, “Estrutura Literária e Função Histórica” são marcados por maior empenho teórico. O quinto capítulo, “Letras e Ideias no Período Colonial”, o sexto, “Literatura e Cultura de 1900 a 1945”, e o sétimo, “A Literatura na Evolução de uma Comunidade” constituem estudos de história literária. Já o segundo e o quarto capítulos, “A Literatura e a Vida Social” e “O Escritor e o Público”, detêm-se em aspectos sociais do processo literário.
.
Quer saber mais sobre esse livro??
Acompanhe nossas redes nos próximos dias para conhecer a obra e interagir com o PET!!🕵
.
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Design: Canva