Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena? 😁
A série “Ampliando o Repertório na Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office.
A dica de hoje é muito especial, uma obra que acabou de sair do forno de tão inédita, que é o livro Narrativas Negras, a obra reúne escritoras e ilustradoras que contam histórias de mulheres negras que deixaram o seu legado na abolição, na cultura, na educação, no esporte, na política e na saúde. E a obra é uma verdadeira obra de arte, que envolve a escrita, a história a ilustração, além de um glossário de um vocabulário importante nas culturas negras.
Idealizada por Isadora Ribeiro, 1999, que também foi uma das ilustradoras desse livro, ela conta que : ” […] Assim, surgiu a ideia de pesquisar sobre as nossas ancestrais pretas, já que há alguns anos já havia me ” tornado” negra, mas não conhecia nossa ancestralidade, principalmente, feminina. Como sou designer e não escritora, decidi tornar a construção do projeto coletiva. Foi assim que convoquei 60 mulheres por redes socias para escrever e ilustrar as mulheres pretas do Brasil.” (p.7)
Pra deixar um spoiler vc vai encotrar histórias de mulheres como: Marta da Silva, jogadora de Futebol, Elza Soares, Chica da Silva, a escritora Maria Firmino e Djamila Ribeiro.
Com as próprias palavras do livro: “Mulheres pretas têm Narrativas!! E quem são as mulheres negras brasileiras que nos inspiram na atualidade? “
📚Só lendo para para descobrir!! 🤓
Bibliografia: Coletivo Narrativas Negras: Narrativas Negras: Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras. Curitiba PR. Ed Voo, 2020.
Mais informações sobre o livro você encontra na página @narrativas.negras
A arte do post foi ebalorada pela plataforma @canva
E a responsável pela fotografia da arte foi @lidianaflordeliz .