Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena??

A série “Ampliando o Repertório em tempos de Quarentena” do PET Letras tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para você nesses dias de home office. E a dica de hoje é o texto “O que é Literatura?”, introdução do livro “Teoria da Literatura: uma introdução”, do filósofo e crítico literário Terry Eagleton.

No artigo em questão, Terry procura conceituar o que chamamos de literatura. O texto traz diversas perspectivas de literatura, como por exemplo, a perspectiva de literatura como escrita “imaginativa” ou até mesmo a concepção formalista do fenômeno literário.

Contudo, ao reconhecer as influências históricas, sociais e culturais diante da literatura, o autor também expõe a importância do juízo de valor no processo de definição da literatura. A literatura, conforme abordado, passa a ser algo valorizado socialmente em um momento específico da história, de acordo com as concepções e ideologias do momento em questão.

O texto de Eagleton mostra, dentre muitas outras coisas, a subjetividade da literatura e o fato de que não se pode defini-la como algo pronto e objetivo. A literatura é, assim como nós, repleta de singularidades.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997.