Ampliando o repertório em tempos de quarentena: Dica de álbum

O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o álbum The Queen is Dead, da banda The Smiths.

Em 1986 The Smiths lançava seu terceiro álbum: The Queen is Dead. Considerado um dos álbuns mais importantes para o rock dos anos 80, o disco é, para muitos fãs, a obra prima de Morrissey (vocal), Jhonny Marr (guitarra), Andy Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria).

Para quem não conhece The Smiths, o grupo está entre as bandas independentes, chamadas de indie rock ou rock alternativo, que surgiram após o movimento punk, na Inglaterra da década de 1980. Com poucos discos lançados, dentre eles The Smiths (1984) e Meat is Murder (1985), os rapazes conquistaram os corações dos jovens ingleses, que podiam se encontrar nas letras sentimentais, irônicas e críticas da banda.

The Queen is Dead possui dez faixas, sendo algumas delas as mais conhecidas da banda, como There is a light that never goes out, The boy with the thorn in his side e I know it’s over. A música título, The Queen is Dead, pode ser considerada uma forte crítica ao império britânico e à Margaret Thatcher, a então Primeira-Ministra do Reino Unido. Isso também acontece em Bigmouth Strikes again, uma música mais agitada e bem sarcástica.

Por outro lado, no disco também aparece (como de costume) o lado sombrio e lúgubre das letras de Morrissey. Não raro encontramos referências à solidão, como nas músicas Never had no one ever e I know it’s over. The Smiths possui inúmeras músicas, escritas pelo vocalista, que carregam sentimentos como solidão, angústia, melancolia e pessimismo. Para quem gosta da geração ultrarromântica, é a banda certa! Com uma pitada de ironia e sarcasmo, misturada com a ambiguidade das letras, The Queen is Dead é um álbum sensacional e, além de trazer um pouco do som dos anos 80, mostra a subjetividade e o talento de uma das bandas mais peculiares daquele tempo.

Referências:

https://80minutos.com.br/review/993#:~:text=T%C3%ADpico%20Morrissey%2C%20a%20letra%20mistura,heavy%20metal%20quanto%20nesta%20faixa.&text=I%20Know%20It’s%20Over%20%C3%A9,j%C3%A1%20escritas%20na%20m%C3%BAsica%20pop.https://www.youtube.com/watch?v=z2xmU1qwj6g&ab_channel=AltaFidelidade