Ampliando o repertório em tempos de quarentena: dica de livro

✏️ O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?

A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje é o livro “A Sociedade em Rede”, do sociólogo espanhol Manuel Castells.

✏️ No livro, Castells evidencia a transição das tecnologias que circunda a sociedade e, também, as ações humanas, sejam elas políticas, sociais, entre outros aspectos. Ele aborda o uso das tecnologias da informação, não como ferramenta, mas sim como um processo de desenvolvimento do próprio ser humano. Dentro desse processo há a manipulação e produção dos símbolos, os quais representam a cultura e o social, bem como a capacidade de produzir que é vinculada ao trabalho.

✏️ O autor elucida os motivos de a produtividade e a competitividade das empresas, agências, entre outros órgãos, utilizarem dessa tecnologia informacional, além de apresentar a evolução social que engloba as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).

✏️ Manuel Castells, ao longo de seu livro, dialoga sobre os processos de comunicação e em como eles existem na nossa cultura, ademais acredita na união dos aspectos simbólicos, os quais são desenvolvidos em todas estruturas que o capitalismo proporciona, juntamente dos aspectos encontrados na realidade.

😄 Essa foi a dica de hoje, pessoal. Bom domingo!

Fonte: https://www.comunidadeculturaearte.com/a-sociedade-da-info…/